Como a minha coleção é montada

Post número 230
Publicado em 19/08/2020, atualizado pela última vez em 09/10/2022


Foto de capa: alguns exemplos folhas de minha coleção.

Um dos tópicos que eu gosto de abordar é a minha própria coleção, acredito que essa é uma das melhores formas de trocarmos conhecimento entre os colecionadores, pois eu mesmo sempre gosto de ver quando alguém expõe as suas coleções.

Ao buscar ter uma coleção universal representativa, acredito que eu sigo uma linha pouco usual na filatelia, visto que a maioria dos colecionadores prefere se dedicar a um ou alguns temas ou países específicos.

Obviamente tentar completar o mundo todo é uma tarefa quase impossível, por isso uma coleção desse tipo busca contar um pouco da história de cada país. Nesse caso é preciso paciência, pois muitos países e entidades vão ficar faltando ou ter uma pequena quantidade, enquanto outros terão uma facilidade para formar coleções maiores. 

As folhas vão sendo montadas à mão de acordo com a quantidade de selos de cada período em cada país. Em uma mesma folha eu procuro colocar somente emissões próximas entre si sob o ponto de vista cronológico, de forma a manter uma linha do tempo que faça sentido.

O design das folhas quadriculadas foi feito por mim, inspirado nos antigos álbuns que vinham nesse tipo de modelo. O arquivo dessa folha foi disponibilizado aqui no blog para que os colecionadores que tenham interesse possam fazer o download gratuitamente.


Minha coleção internacional










Libéria

Américas

















O Brasil é o único país que procurei me especializar, pois obviamente é o que tenho o maior acervo. A minha coleção está em torno de 95% entre os anos de 1843 e 2010, montada em folhas com os espaços já demarcados. Os arquivos dessas folhas você pode encontrar aqui no blog para download gratuito também.


Minha coleção do Brasil





Além dos selos, eu procuro também ter coleções de outras formas de franqueamento, como as franquias mecânicas e autômatos (que eu reuni em uma coleção chamada de selos de valor variável), as marcas de pagamento de porte e por fim os inteiros postais, que acabaram sendo a maior coleção dentro desta categoria.


Minha coleção de inteiros postais

Minha coleção: inteiros postais - parte 1

Minha coleção: inteiros postais - parte 2

Minha coleção: inteiros postais - parte 3

Minha coleção: inteiros postais - parte 4

Minha coleção: inteiros postais - parte 5

Minha coleção: inteiros postais - parte 6

Minha coleção: inteiros postais - parte 7

Minha coleção: inteiros postais - parte 8

Além disso, eu procuro ter uma coleção de peças especiais, separada dentro de algumas categorias menores, de forma a reunir peças que fogem à normalidade de impressão ou de uso. Acredito que este é um tipo de coleção bem interessante por precisar de um estudo maior. Ao mesmo tempo, eu prefiro manter essas peças em separado dos selos comuns, devido à necessidade de espaço que elas têm.


Minha coleção de peças especiais

Minha coleção: os folhetos especiais

Minha coleção: selos de valor variável

Minha coleção: variedades de tiragens, parte 1

Minha coleção: variedades de carnês e bobinas

Variedades de cores e desenhos, parte 1


Minha coleção: os selos personalizados

Minha coleção: variedades recorrentes, parte 1

Minha coleção: variedades recorrentes, parte 2

Minha coleção: não colocados em circulação

Minha coleção: os selos não oficiais

Por fim, este é um resumo de minha coleção, farei constantemente a publicação de novos posts, bem como a atualização dos antigos para mostrar as folhas novas que vou montando com o passar do tempo.


Saiba mais:



Apoio cultural:


Linha do tempo das postagens:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os estados da Confederação Germânica

Os selos ceres de Portugal de 1912 a 1930

A história dos selos de natal (parte 1)