Os Machins - parte 7 - as emissões comemorativas

  Post número 291
Publicado em 28/04/2021

Foto de capa: envelope de primeiro dia com a série do aniversário do penny black circulada em 1990.

Nos posts anteriores nós vimos a enorme complexidade das séries regulares dos machins, mas ao longo dos anos, o design machin feito da Rainha Elizabeth II serviu para estampar também algumas emissões comemorativas.

1990 - 150° aniversário do penny black


Em 1990 surgiu a primeira e mais popular destas séries comemorativas. Para celebrar os 150 anos da emissão do penny black, foi introduzida a efígie da Rainha Victoria juntamente com a de Elizabeth II. 

Devido principalmente ao fato dos selos terem sido impressos também em carnês, surgiram algumas variedades, que totalizam 18 selos a partir dos 6 selos tipo da série. Além das características técnicas das tiragens, um ponto interessante que chama a atenção é a troca de cores na Rainha Victória que houve no selo de 20 pence, produzindo dois tipos ligeiramente diferentes.

1999 - Série “o perfil da majestade na impressão”


Esta é talvez a série mais curiosa, pois traz o perfil da rainha impresso em três métodos diferentes: em relevo, gravado e em tipografia (todos em tamanho grande). A série foi produzida somente em carnês e traz como valor facial o porte de primeira classe, o qual tinha o valor de 26 pence quando foram lançados.

2000/2009 - 160° e 170° aniversários do penny black


Em 2000 e 2009 o correio britânico voltou a homenagear o aniversário do penny black, trazendo rainha Victoria novamente. Desta vez, a imagem foi impressa no modelo "remasterizado" e com perfurações elípticas, nos valores de 20 pence e porte de primeira classe. Estes selos foram produzidos e vendidos somente em carnês na época.

2017 - 65° Aniversário da coroação da Rainha Elizabeth II


Em 2017 surgiram duas novidades bem interessantes - a primeira delas foi o selo de cinco libras comemorativo do 65° ascensão de Elizabeth II como rainha. Além de ser lançado em um alto valor facial, o selo tem uma característica de impressão bem interessante: traz a legenda "ACCE17ION" (significando ascensão 2017) impressa na marca de segurança na cor de fundo.

2017 - Cinquentenário dos selos machins


A segunda novidade de 2017 também comemora uma marca histórica - os 50 anos das emissões dos selos machins. O design do selo remete ao primeiro desenho do selo de uma libra de 1969, mas desta vez, foi impresso em relevo sobre tinta dourada ao invés de preto como na emissão original. Este selo foi produzido somente em carnês e também chegou a figurar em um bloco no mesmo ano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os estados da Confederação Germânica

Os selos ceres de Portugal de 1912 a 1930

A história dos selos de natal (parte 1)