Os Machins - parte 6 - emissões com marcas de segurança de 2009 a 2022

  Post número 289
Publicado em 21/04/2021, editado pela última vez em 21/09/2022

Foto de capa: carta circulada em 2016 internamente no Reino Unido com os novos machins com marcas de segurança.

A partir de 2009 os machins trazem uma inovação que se torna um passo adiante na prevenção de falsificações - os selos com marcas de segurança no fundo dos selos. Estes selos trazem a legenda "Royal Mail" em tinta fosforescente sobre o fundo e a imagem da rainha. 

Além desta legenda, os selos trazem indicações do ano em que foram emitidos e siglas específicas que remetem à forma como os selos foram lançados. Como todos devem imaginar, as diferentes tiragens feitas ano após ano criaram uma enorme quantidade de variedades.

Neste período surgiram 485 variedades em 119 selos tipo.

Devido ao falecimento da rainha em 2022, provavelmente estes selos não serão mais emitidos a partir deste ano.

Autoadesivos com semi-cortes

O primeiro grupo que podemos observar é o dos autoadesivos com semi-cortes, este é o grupo que teve a maior quantidade de selos tipo e variedades nesse período. 

qqqqqqqqqqqqqqq


Quando o assunto são os selos sem valor facial fixo, além daqueles que já existiam antes, surgiram também aqueles para entrega especial e os de entrega assinada, os quais tinham também maior cobertura de seguro sobre o valor da remessa. 


Ainda dentro do grupo dos selos autoadesivos com semi-cortes, temos uma inovação muito interessante - a do selo com QR code. Esse modelo foi lançado em março de 2021 e até 2022 tivemos outros 4 lançamentos.


Papel normal sem semi-cortes

O segundo grupo é o dos selos não adesivos, impressos em papel normal, sem semi-cortes. Esse grupo é menor tanto na quantidade de selos tipo e de variedades, pois eles foram lançados normalmente em carnês apenas.


Quando o assunto é variedades, a mais digna de nota é a das perfurações invertidas. Elas apareceram nos selos de 5 e 50 pence, os quais foram impressos em 2013 no carnê de luxo comemorativo da Marinha Mercante.


Devido ao fato de serem ainda muito recentes, a classificação destas séries muito provavelmente terá atualizações futuras.


Folhas de álbum

Como estes selos ainda estão sendo lançados, vamos esperar uma possível finalização futura destas emissões para lançarmos os arquivos para download assim como os anteriores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os estados da Confederação Germânica

Os selos ceres de Portugal de 1912 a 1930

A história dos selos de natal (parte 1)