Os Machins - parte 3 - as emissões regionais

Post número 220
Publicado em 07/07/2020, editado pela última vez em 27/03/2021

Foto de capa: envelope de primeiro dia de circulação dos regionais da Ilha de Man.

Entre 1971 e 2000 o correio britânico fez uma mudança e criou uma vertente paralela dos machins - as emissões regionais. Elas foram concebidas para dar continuidade às wildings regionais, trazendo os símbolos dos países e regiões que compõem o Reino Unido.

Apesar de serem relativamente mais fáceis de se classificar devido à menor quantidade de variedades por selo tipo, quando somamos todos os regionais eles tornam difícil a tarefa de completar todas as séries pois foram produzidas 264 variedades em 191 selos tipo.

Para diferenciar os machins regionais entre si é muito fácil, basta reconhecer os símbolos de cada região que aparecem nos selos junto da imagem da rainha Elizabeth II, são eles: a Mão de Ulster da Irlanda do Norte, o Leão Clã da Escócia, o Dragão Galês e o Tríscele da Ilha de Man.

Irlanda do Norte

Neste período surgiram 88 variedades em 64 selos tipo.


Escócia

Neste período surgiram 90 variedades em 60 selos tipo.


Gales

Neste período surgiram 82 variedades em 63 selos tipo.


Ilha de Man

A Ilha de Man é um caso bem interessante, pois os machins não tiveram continuidade, tendo sido emitidos somente 4 valores em 1971, pois este território assumiu a autonomia postal em 1973.



Como podemos ver, os regionais passaram pelas mesmas transformações dos machins "normais", tendo sido produzidos inclusive com a perfuração elíptica. Uma observação interessante a se fazer é que a proporção entre variedades e selos tipo é menor nos regionais porque eles foram impressos em folhas normais na maior parte das vezes, tendo menos variações causadas por aqueles impressos para serem vendidos em carnês, por exemplo.

A partir do ano 2000 os machins regionais deixaram de ser emitidos, passando a ser substituídos pelos símbolos e alegorias regionais sem a monarca britânica.


Folhas de álbum



Confira gratuitamente as folhas com a classificação especializada ou básica desta série para você imprimir e montar a sua coleção.


Assuntos relacionados:

Os Machins - parte 1 - emissões de 1967 a 1975

Os Machins - parte 2 - emissões de 1976 a 1986

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os estados da Confederação Germânica

Os selos ceres de Portugal de 1912 a 1930

A história dos selos de natal (parte 1)