Os Machins - parte 4 - emissões de 1983 a 1996

 Post número 285
Publicado em 05/04/2021

Foto de capa: machins utilizados em carta registrada para a Romênia em 1989.

O começo da década de 1980 trouxe uma mudança sutil no design dos machins - eles passaram a ter as cifras em formato mais fino. Neste momento, além de alguns valores que foram modificados e impressos nas mesmas cores, surgiram também vários outros valores e cores novos.

Neste período surgiram 203 variedades em 61 novos selos tipo.



O final da década de 1980 e início da década de 1990 introduziu duas novidades bem interessantes na série. A primeira delas está nos altos valores em libras, pois deixou-se de lançar os esses valores da efígie da rainha. 

Assim como foi feito nos wildings décadas antes, usou-se nesse momento os castelos nos selos de altos valores, mostrando a rainha somente de forma figurativa no canto, assim como ocorre em todos os comemorativos do país normalmente.


Outra novidade deste momento foi a dos machins sem valor definido monetariamente, mas pelo serviço. Esses selos são semelhantes aos nossos do Brasil de "primeiro porte". Neste caso, "2nd" e "1st" referem-se à segunda e primeira classe de serviço.

No que diz respeito aos quesitos técnicos de impressão, neste momento surgiu uma variedade bem interessante: a dos selos de carnês sem denteação parcialmente em um ou dois lados, o que ajudou a aumentar a quantidade de variações para o colecionador especializados colecionar.

Observação: este post não traz arquivos em PDF para impressão de folhas de álbuns, pois elas já foram inclusas na parte 2 da série de posts sobre os machins.



Comentários

  1. Muito interessante filatelicamente o assunto relativo aos selos britânicos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Os estados da Confederação Germânica

Os selos ceres de Portugal de 1912 a 1930

A história dos selos de natal (parte 1)