Um selo para cada estado
Post número 238
Publicado em 19/09/2020
Foto de capa: as páginas souvenir (semelhantes aos nossos editais) da série das flores e aves de 1982.
Os selos comemorativos americanos eram normalmente impressos em folhas de 50 selos, mas quase sempre essas folhas eram compostas de selos iguais, em alguns casos esporádicos, de uma mesma série em formato "se-tenant".
Isso mudou na década de 1970, quando o correio americano lançou uma grande novidade: grandes séries comemorativas formadas por 50 selos.
O número 50 se encaixa perfeitamente na quantidade de estados que o país possui, sendo esse um tema com um apelo bem forte, tornando esse tipo de conjunto uma possibilidade de sucesso de vendas para os correios de lá.
1976 - Bandeiras dos estados
Durante os anos 1970 os Estados Unidos emitiu uma grande quantidade de séries relembrando eventos que marcaram o processo de independência do país. Uma das maiores novidades da época foi a folha com as bandeiras de todos os estados.
1982 - Flores e aves dos estados
Seis anos depois o feito foi repetido e lançada a segunda série com 50 selos, desta vez trazendo uma composição das flores e aves de cada estado. Para o colecionador especializado, existem dois tipos de folhas, as denteadas no padrão 10½ x 11¼ e as em 11¼ x 11.
1987 - Vida selvagem dos estados
A série de 1987 buscou trazer as espécies de todos os tipos de ecossistemas presentes no território norte americano.
1992 - Flores selvagens dos estados
Em 1992 o tema escolhido foi o das flores selvagens, foram escolhidas espécies nativas da América do Norte.
2002 - Felicitações da América
Dez anos depois foi lançada a série que traz desenhos antigos de cartões postais que faziam a publicidade turística das cidades e estados populares nas décadas de 1930 e 1940.Além da primeira série com valor facial de 34 cents, foi lançada ainda no mesmo ano, outra folha no valor de 37 cents com os mesmos desenhos, ou seja, uma só série com 100 selos!

Vemos que esse tipo de série acaba sendo bem interessante e também um grande desafio para os colecionadores completarem. O sucesso delas é tão interessante que vemos isso se repetir em outros colecionáveis, como as moedas, por exemplo.

Assuntos relacionados:
Os mais vendidosSaiba mais:
Apoio cultural:
Linha do tempo das postagens:
◀ Post anterior: Minha coleção: países da África (parte 4)▶ Próximo post: Minha coleção: erros de impressão, parte 1

Comentários
Postar um comentário