Os selos de Redonda

Post número 240
Publicado em 27/09/2020

Foto de capa: emissão de 1980 circulada em um correspondência de 1982 endereçada aos Estados Unidos.

Muitos colecionadores podem estranhar os selos com o nome de um país chamado Redonda. Talvez a primeira hipótese nesses casos é que eles sejam selos ilegais ou meras etiquetas sem valor de franquia, mas vamos ver a seguir que eles são selos legítimos, embora sejam de uma entidade praticamente fictícia. 

Redonda é uma pequena ilha desabitada do Caribe, que faz parte de Antígua e Barbuda. Curiosamente, ela está mais próxima a Montserrat e Nevis do que de Antígua e Barbuda, mas em 1967 os britânicos preferiram deixar Redonda sob a administração da então colônia de Antígua.

Série de Antígua de 1969 em alusão ao centenário da exploração do fosfato de Redonda.

Redonda possui esse nome por que foi chamada inicialmente de Santa María la Redonda quando descoberta na Segunda Viagem às Américas em 1493, desde então ela vem sendo chamada pelo seu nome mais curto.

Devido ao seu formato e ambiente difíceis, Redonda foi ignorada pelas potências na maior parte da história, tendo se tornado posse britânica na década de 1860. Desde então até o início da Primeira Guerra Mundial a ilha era basicamente uma rica fonte de guano, um fertilizante natural. Quando a operação deixou de ser interessante economicamente a ilha se tornou totalmente desabitada.

Alguns temas explorados nas emissões de Redonda: Descoberta da América, homenagem aos vencedores do Prêmio Nobel e Visita Real.

No período de 1967 a 1981 Antígua passou por uma transição entre colônia autônoma e estado totalmente independente. Nesse período, os selos emitidos pelo país passaram por um período de mudanças, passando a explorar temas e formatos com maior apelo comercial.

Foi nesse período que o país começou a emitir selos também para Barbuda (entre 1968 e 2000) e também para Redonda (entre 1979 e 1991). Obviamente a maior parte dessas emissões foi direcionada ao mercado filatélico, tendo sido raros os casos de uso em correspondência, e ainda assim, em maior parte produzidas ou endereçadas aos colecionadores.

Os personagens Disney foram bastante explorados, aparecendo em 13 séries, normalmente em selos alusivos à exposições filatélicas ou ocasiões especiais como o natal.

Redonda teve 54 séries lançadas regularmente e uma não emitida de fato. No total foram 364 selos e 60 blocos. Como vocês podem ver, a quantidade de blocos é maior que a de séries lançadas, em todo esse tempo, somente 3 séries não vieram acompanhadas por blocos, enquanto que algumas outras tiveram dois blocos para compensar.

Como não poderia faltar em emissões com maior apelo comercial, foram emitidos vários blocos ao longo do tempo em praticamente todas as séries.

Este é um guia com todas as emissões de Redonda. Eu montei esse material para classificar a minha própria coleção desse território e compartilho para aqueles que também consideram interessante ter esse tipo de material, pois normalmente os catálogos preferem deixar elas de lado em muitos casos.

Por todos esses pontos, não é nem preciso frisar que os selos de Redonda são altamente abusivos, mas são legitimamente emitidos por um estado soberano, o que mostra como a filatelia muitas vezes é vista como uma fonte de receitas para países pequenos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os estados da Confederação Germânica

Os selos ceres de Portugal de 1912 a 1930

A história dos selos de natal (parte 1)