Os selos da Libéria para correio registrado com sobrestampa invertida

Post número 394
Publicado em 17/09/2022

Foto de capa: selos da Libéria da época.

A Libéria emitiu selos para correspondência registrada entre 1893 e 1941. Este post aborda uma emissão que trouxe uma curiosa variedade. 

Primeira emissão

A primeira série foi lançada em 1921, os selos trazem a imagem da víbora do Gabão. Assim como nas demais séries, cada selo traz o nome de uma cidade - Buchanan, Greenville, Harper, Monrovia e Robertsport.

Segunda emissão

Ainda em 1921, a série foi sobrestampada, de forma semelhante ao que ocorreu com os selos para serviço regular da época.

Série com 1921 invertido

Por fim, temos as variedades dos selos com a sobrestampa invertida.

Apesar de ser uma variedade de sobrestampa invertida, o número de selos impressos invertidos e na posição normal provavelmente é o mesmo. Isto ocorre porque a sobrestampa “1921” foi colocada na mesma posição em toda a folha, enquanto que os selos impressos no formato triangular aparecem de forma “tete-beche”, ou seja, um selo sempre aparece invertido com relação ao seu vizinho.

Assim, deveriam inverter a posição de metade das sobrestampas, como isso não ocorreu, metade de cada folha saiu com a sobrestampa invertida.

Desta forma, os impressores não se atentaram a este detalhe, ou possivelmente pensaram que não teria problema em imprimir metade da tiragem de forma invertida, não podemos desconsiderar que ela pode ter sido intencional também.



Assuntos relacionados:

(ao adquirir os selos na Filatelia Ribeiro você estará apoiando este projeto e a divulgação do nosso hobby)

Nossos membros:

Este post conta com o apoio dos nossos membros:



Comentários

  1. Não se pode descartar, como foi dito no texto, a hipótese de ter sido intencional e para alimentar o mercado filatélico, como de forma geral eram os selos da Libéria.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Os estados da Confederação Germânica

Os selos ceres de Portugal de 1912 a 1930

A história dos selos de natal (parte 1)