Os selos da Libéria para correio registrado com sobrestampa invertida

Post número 394
Publicado em 17/09/2022

Foto de capa: selos da Libéria da época.

A Libéria emitiu selos para correspondência registrada entre 1893 e 1941. Este post aborda uma emissão que trouxe uma curiosa variedade. 

Primeira emissão

A primeira série foi lançada em 1921, os selos trazem a imagem da víbora do Gabão. Assim como nas demais séries, cada selo traz o nome de uma cidade - Buchanan, Greenville, Harper, Monrovia e Robertsport.

Segunda emissão

Ainda em 1921, a série foi sobrestampada, de forma semelhante ao que ocorreu com os selos para serviço regular da época.

Série com 1921 invertido

Por fim, temos as variedades dos selos com a sobrestampa invertida.

Apesar de ser uma variedade de sobrestampa invertida, o número de selos impressos invertidos e na posição normal provavelmente é o mesmo. Isto ocorre porque a sobrestampa “1921” foi colocada na mesma posição em toda a folha, enquanto que os selos impressos no formato triangular aparecem de forma “tete-beche”, ou seja, um selo sempre aparece invertido com relação ao seu vizinho.

Assim, deveriam inverter a posição de metade das sobrestampas, como isso não ocorreu, metade de cada folha saiu com a sobrestampa invertida.

Desta forma, os impressores não se atentaram a este detalhe, ou possivelmente pensaram que não teria problema em imprimir metade da tiragem de forma invertida, não podemos desconsiderar que ela pode ter sido intencional também.



Assuntos relacionados:

(ao adquirir os selos na Filatelia Ribeiro você estará apoiando este projeto e a divulgação do nosso hobby)

Nossos membros:

Este post conta com o apoio dos nossos membros:



Comentários

  1. Não se pode descartar, como foi dito no texto, a hipótese de ter sido intencional e para alimentar o mercado filatélico, como de forma geral eram os selos da Libéria.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Os estados da Confederação Germânica

Os selos "Europa" - parte 2 (1966/1975)

A história dos selos de natal (parte 1)