Os selos locais das Novas Hébridas

  Post número 298
Publicado em 22/05/2021

Foto de capa: selos da Companhia Australasiana das Novas Hébridas circulados em 1897 de Port Vila para Suva (Fiji).

Os selos do condomínio franco-britânico das Novas Hébridas (atual Vanuatu) são pouco conhecidos pelos colecionadores, certo? Agora imagine então os selos locais deste pequeno país da Oceania? Por isso, trazemos essa desconhecida e interessante área de estudo neste post.

Para atender as necessidades postais das Novas Hébridas, entre 1892 e 1903 foram estabelecidas as agências postais da Nova Gales do Sul e da Nova Caledônia na região, as quais seriam as responsáveis pelo transporte do correio na região.

Companhia Australasiana das Novas Hébridas em Port Vila

Selos de 1 penny e 2 pence da série de 1897

Em 1893 a Companhia Australasiana das Novas Hébridas se tornou a responsável pelo transporte do correio entre as ilhas do território e as conexões com Fiji e Nova Gales do Sul. 

Os selos foram lançados oficialmente em 17 de março de 1987 e usados por alguns anos, tendo os últimos selos legitimamente usados até a metade da década de 1900. 

Foram impressos 240 mil selos do valor de 1 penny e 120 mil do de 2 pence. Com o fim da companhia, os selos restantes foram colocados parar no mercado filatélico em 1912. Estima-se que foram vendidos 140 mil selos de 1 penny e 94 mil selos de 2 pence para os colecionadores em estado novo.

Devido à relativa grande quantidade de selos impressos, existem variações de cores e também variedades em certas posições nas folhas. Mas quando olhamos para essa questão, a variedade que mais chama a atenção é a dos selos de 1 penny sem o semi-corte, erro que ocorreu em apenas uma folha de 120 selos.

Sindicato Francês das Novas Hébridas

Selos de 5c, 15, 25c e 1 franco da série de 1903

Em 1903 uma outra companhia, o Sindicato Francês das Novas Hébridas, assumiu a responsabilidade do transporte de correspondências entre as ilhas. Diferentemente dos anteriores, esses selos iriam circular de forma muito mais restrita, somente entre as embarcações do grupo. 

Além disso, o sistema postal francês era bem menos integrado do que o britânico, fazendo com que o governador da Nova Caledônia os reprimisse, alegando competição ilegal com o correio tradicional nas colônias da região.

Não se sabe quantos selos foram impressos, mas os quatro selos emitidos tiveram pouca validade, tendo sido usados por cerca de um mês apenas.  

Outras curiosidades

Além dos selos locais mencionados anteriormente - os quais realmente foram emitidos no intuito de servir ao correio - podemos citar também alguns casos interessantes de peças que não são selos exatamente, mas que estão relacionados de forma próxima a eles.

O selo não oficial do "missionário assado"
O selo fantasia do "missionário assado" de 1902

Em 1902 um artista renomado chamado George Alphonse Collingridge De Tourcey visitou as ilhas e propôs um desenho no mínimo diferente para um selo postal: um missionário assado por um nativo canibal. 

A ideia dele era apenas fazer uma brincadeira sobre o empreendimento europeu de se colonizar terras tão distantes e inacessíveis, mas aparentemente os pouquíssimos exemplares impressos em xilogravura foram carimbados. Existem poucas informações disponíveis a respeito, mas diz-se que existe ainda uma carta circulada com um exemplar. 

Obviamente este não é um selo importante sob o ponto de vista postal, pois não foi uma emissão oficial, mas traz um importante relato sobre aquele momento histórico.

Selos para serviço oficial não emitidos
O ensaio de selo oficial de 1893

Em 1893 pensou-se em emitir selos para serviço oficial nas Novas Hébridas, algo que já havia ocorrido na Nova Caledônia, quando militares produziram etiquetas para serviço oficial (as quais têm um status duvidoso quanto aceitação pelo correio na época).

Para produzir estes selos, foram feitos ensaios que traziam a imagem da rainha Victoria do Reino Unido e do presidente francês Sadi Carnot, como uma forma de se representar o condomínio franco-britânico sobre as ilhas.

No final das contas, estes ensaios nunca se tornaram selos de fato, e as Novas Hébridas nunca chegaram a ter selos específicos para serviço oficial.



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