Os selos do Distrito de Scinde

Post número 215
Publicado em 10/06/2020

Foto de capa: selo da terceira emissão de Sindh sobre fragmento.

Em 1852 surgiram os primeiros selos do continente asiático, eles foram emitidos localmente na Índia Britânica, por um distrito chamado Sindh, que atualmente pertence ao Paquistão.

História

Sindh era um estado que até os anos 1840 era relativamente independente que mantinha boas relações com os britânicos, devido à sua importância, em 1843 ele foi anexado.

Sindh tinha uma importância econômica muito grande, por estar na rota do tráfico do ópio na época. Além disso, sua posição era bastante estratégica na Ásia Central, sendo uma região que se tomada pelo Império Russo - principal concorrente dos britânicos na região, poderia ameaçar o seu domínio na Índia.

A partir da década de 1840, a região passou a ser destino de muitos investimentos, pois ela precisava ser melhor integrada ao domínio britânico na Índia. Um dos focos de melhoria era nos sistemas de transportes e comunicação, buscando unir principalmente a capital Karachi aos centros de Hyderabad e Sukkur. Para isso, os correios foram modernizados e os selos postais locais emitidos.

As emissões

Os selos de Sindh foram emitidos em 1852 em três emissões, como veremos a seguir.

Primeira emissão 
O primeiro selo de Sindh foi emitido de forma bastante rudimentar, ele foi impresso em relevo com cera vermelha sobre papel. Esse tipo de impressão logo foi descartado, pois os selos eram muito frágeis e podiam se desintegrar com facilidade. Infelizmente por isso, atualmente ele é o mais raro dos três.

Segunda emissão
O segundo selo foi impresso apenas em alto relevo, sem cores sobre o papel. Devido ao fato dele ser pouco perceptível na correspondência, ele foi substituído pela terceira emissão.

Terceira emissão
O terceiro selo foi concebido tendo em vista as falhas dos dois primeiros, foi impresso com tinta azul em relevo sobre o papel.

Sobre os selos

Os selos trazem a legenda "Scinde District Dawk", o que significa "correio do Distrito de Sindh". A legenda traz a pronúncia ocidentalizada da língua local, sendo "Scinde" a forma como os britânicos chamavam a região e "dawk" uma adaptação da "dak", que significava "correio" na língua local.

O desenho central dos selos traz a sigla EIC dentro de um coração, em referência à Companhia das Índias Orientais (East India Company), a empresa estatal que administrava a Índia Britânica naquela época.

O desenho foi concebido pela famosa De La Rue de Londres e impressos localmente. Todos os três selos tinham o valor facial de ½ anna.

Os selos foram usados até 1854, ano em que foram emitidos os primeiros selos da Índia Britânica, deixando para traz alguns dos mais raros e curiosos selos de todos os tempos.


 Veja também:

Veja mais sobre a filatelia indiana:
Séries regulares indianas - 1965/1994

Apoio cultural:


Linha do tempo das postagens:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os estados da Confederação Germânica

Os selos ceres de Portugal de 1912 a 1930

A história dos selos de natal (parte 1)