Os carimbos-selos
Post número 209
Publicado em 14/05/2020
Emissão albanesa provisória de Koritsa de 1914, selos de 25 para aplicados diretamente sobre o envelope.
Os carimbos selos são peças muito curiosas que apareceram em algumas ocasiões na história da filatelia. Como o próprio nome diz, são carimbos que trazem consigo poder de franquia, podendo ser considerados selos com impressões aplicadas diretamente sobre as cartas.
Eles foram usados principalmente para suprir a falta de selos, portanto, muitos surgiram em momentos de instabilidade política. Vemos exemplos nas emissões provisórias de Koritsa na Albânia, Biafra (país africano que teve breve independência da Nigéria) e o Reino do Iêmen durante a guerra civil no país.
Carimbos selos diversos utilizados no Reino Mutawakilita do Iêmen em 1971.
Um caso bastante interessante é o dos carimbos selos das empresas Condor e Varig do Brasil. Eles foram utilizados de forma provisória em 1927 enquanto os selos encomendados ainda não estavam disponíveis. São conhecidos usos nos valores de 700, 1000 e 1300 réis.
Carimbos selos de 700 e 1300 réis do Sindicato Condor aplicados em carta junto com selos regulares.
O momento de maior proliferação dos carimbos selos foi logo após o fim da União Soviética. Nesse momento, as novas repúblicas independentes ainda não tinham selos produzidos em larga escala e se valeram dos carimbos selos em várias localidades.
Carimbos selos provisórios utilizados na Ucrânia no início dos anos 1990.
"Porte pago" da Alemanha com valor manuscrito de 1,55 euro sobre a inscrição de marcos.
Além destes momentos de necessidade provisória em falta de selos, houveram também casos em que eles foram utilizados como uma alternativa aos selos e franquias mecânicas. Podemos dizer que eles têm características muito próximas aos pré-impressos de porte pago que existem atualmente em maior escala em nossas correspondências.
"Postagem paga" em envelope de correio aéreo do emirado de Fujeira, usada e cancelada por outro carimbo em 1966.
Desta forma, podemos ver como este curioso tipo de peça filatélica apareceu no decorrer da história em diversos países e períodos diferentes.
Veja também:
As características dos tipos de obliteraçõesOs selos que nasceram de etiquetas de registro
Comentários
Postar um comentário