As características dos tipos de obliterações

Post número 183
Publicado em 15/02/2020


Os selos e peças filatélicas foram feitos para serem usados no porteamento de correspondência, servindo como um comprovante do valor pago pelo remetente. Para que os selos não fossem reaproveitados após o uso, eles teriam que ser inutilizados.

Com o passar do tempo, os carimbos foram ganhando outras características, que fizeram destas peças um campo da filatelia cheio de diversidade e novidades. Veremos a seguir as características principais que os carimbos e meios obliteradores podem ter.

Pré filatélico

Como o próprio nome sugere, eles surgiram antes mesmo dos selos postais. Eles traziam basicamente o nome da localidade em que a carta foi despachada, podendo indicar também os locais de destino ou por onde ela passou.

Além de servir nas correspondências antes do surgimento dos selos, muitos deles sobreviveram à essa mudança e continuaram a ser usados para cancelar os selos também. Normalmente eles são muito diversos no que diz respeito aos formatos e cores usadas.


Datador

Os datadores são o tipo mais comum. São aqueles que trazem o nome da localidade, bem como a data de uso. Há casos em que esses carimbos trazem até mesmo o horário do dia.

Por serem aqueles que mais trazem informações, muitas vezes eles são aliados dos colecionadores para se descobrir quais foram as datas de uso dos selos quando não há materiais oficiais de consulta.

Mudo

Ao contrário dos datadores, os carimbos mudos praticamente não trazem nenhuma informação sobre os locais de postagem. Só é possível descobrir onde e quando um selo carimbado assim foi usado quando ele for acompanhado de um datador na correspondência, ou mesmo quando o carimbo já tiver sido catalogado e o seu uso conhecido.

Por mais que sejam simples, os carimbos mudos atraem os colecionadores pelo fato de que trazem uma enormidade de formatos e desenhos utilizados.

Codificado

Os codificados são semelhantes aos mudos, pois trazem alguns padrões geométricos também. A diferença é que eles trazem o código da agência utilizada. No caso abaixo, vemos o exemplo da numeração A25, utilizada em Valletta, na ilha de Malta.

Manual

A obliteração manual é aquela feita sem o uso de um carimbo, trata-se de riscos ou anotações feitos à tinta de caneta ou outro objeto que cause a rasura dos selos.

Eles eram usados principalmente no período clássico para poupar o uso de carimbos; em casos esporádicos mais antigos como o de inflações, em que eram necessários muitos selos em uma carta, poupando o trabalho de carimbar todos eles; e atualmente nas cartas que passam pelas máquinas de cancelamento automático sem serem carimbadas.

Há ainda casos mais extremos, como por exemplo, os clássicos do Afeganistão em que os selos tinham o canto rasgado para se ter a certeza de que o selo não seria usado novamente.

Automático

As obliterações automáticas são aquelas feitas por máquinas que cancelam as cartas em massa. Eles são um tipo relativamente recente e que também não agradam muito os colecionadores.

Por outro lado, esse tipo de automação é necessária para baratear os custos de se usar selos ao invés de franquias e pagamentos de porte sem selos.

Além das obliterações automáticas, há ainda a obliteração por franquia mecânica, na qual ela é impressa com valor facial zerado sobre os selos.

Pré-cancelado

Os selos pré-cancelados podem ter duas origens: o agente impressor ou as agências em que foram vendidos.

No caso dos selos pré-cancelados "de fábrica" a própria Casa da Moeda ou órgão impressor já os produz assim, enviando a totalidade da emissão ou tiragem com essas características independentemente de onde eles sejam usados.

Já o segundo caso, é o de pré-cancelados localmente em cada agência. Normalmente eles eram cancelados em massa para uso de empresas ou órgãos que enviavam um volume grande de cartas.

Para serviços especiais

Os carimbos para usos em serviços especiais são usados para assinalar o tratamento diferenciado de algumas correspondências durante o percurso postal.

Como exemplos, podemos citar os carimbos de correio aéreo, serviço oficial e até mesmo os de multa postal.

Apêndices

Os apêndices são partes extras que podem compor um carimbo. Eles podem trazer comemorações específicas, slogans ou campanhas ou até mesmo propagandas publicitárias. Esse tipo de marcação pode existir também em franquias mecânicas.

De favor

Os carimbos de favor são os de menor interesse entre os colecionadores, pois só existem para cancelar os selos e peças filatélicas que são vendidos diretamente aos colecionadores. Apesar de serem "artificiais", devemos entender que eles fazem parte da história postal também.

Primeiro Dia

Os carimbos de primeiro dia de emissão são também artificiais, pois não foram feitos para cancelar selos usados em correspondência, no entanto, eles são os mais atrativos sob o ponto de vista temático, pois trazem os mesmos motivos dos selos. Normalmente eles são colecionados de forma especial, em quadras, ou peças como os envelopes de primeiro dia ou máximos postais.


Apoio cultural:


Linha do tempo das postagens:

◀ Post anterior: Minha coleção: Montenegro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os estados da Confederação Germânica

Os selos ceres de Portugal de 1912 a 1930

A história dos selos de natal (parte 1)