Os selos de poupança postal de Manchukuo

Post número 108
Publicado em 24/02/2019

Durante a ocupação japonesa no nordeste da China (território de Manchukuo), foi desenvolvido um sistema de poupança postal, algo muito utilizado no Japão até então.

Para suprir esta necessidade, foram emitidos dois selos especiais, ambos destinados exclusivamente a este serviço, ou seja, eles não poderiam ser usados para portear correspondências.

Os dois selos traziam o mesmo desenho, o de duas carpas e uma pérola, símbolos de boa sorte e prosperidade. Com relação às cores, as duas emissões foram impressas em branco e vermelho. 

Primeira emissão de 1941

Com relação à utilização, os selos eram colados em um formulário com espaços reservados para 10 selos, onde eles eram anulados com carimbos normalmente. Cada selo possui o valor facial de 10 fen, ao preencher o formulário com os 100 fen referentes aos 10 selos, o usuário poderia trocá-lo por um certificado de poupança.

Segunda emissão de 1945

Devido ao curto tempo em que foram utilizados, os dois selos são comumente encontrados em estado novo.

Como podemos ver, estes são dois exemplos de selos utilizados pelo correio, mas de forma não postal, o que faz com que eles sejam um ótimos tipos que podem ser colecionados tanto por filatelistas que se dedicam aos selos postais quanto aos fiscais.


Assuntos relacionados:

Saiba mais:

Apoio cultural:


Linha do tempo das postagens:

▶ Próximo post: Minha coleção: Áustria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os estados da Confederação Germânica

Os selos ceres de Portugal de 1912 a 1930

A história dos selos de natal (parte 1)