Os selos locais de Tartu na Estônia

Post número 86
Publicado em 25/08/2018

Em 1991 a cidade estoniana de Tartu emitiu alguns dos selos locais provisórios mais curiosos do período pós soviético da filatelia.

Contexto

Tartu é a segunda maior cidade da Estônia. Sendo um dos maiores polos do país, Tartu é uma cidade com um alto volume de correspondências processadas. Este volume aumentou drasticamente com o fim da URSS, pois a censura postal também deixou de existir.

Com a independência, a Estônia passou a sofrer - assim como todos os antigos integrantes da União Soviética - com a falta de selos para franquear as correspondências. Isso ocorreu porque os estoques dos antigos selos da URSS já não supriam as demandas, pois seus valores faciais já não correspondiam ao aumento das tarifas postais causadas pela inflação.

Além disso, a Estônia ainda não havia conseguido produzir novos selos em volume necessário, com isso, a medida adotada em Tartu foi a de criar selos locais provisórios.


Isso ocorreu principalmente devido à necessidade de valores mais altos, pois Tartu é sede de uma das maiores universidades do país, a qual envia muitas correspondências e encomendas postais com livros e outros documentos que encarecem o porte. Os selos foram utilizados para correspondências para o exterior inclusive.

Os selos

Os selos de Tartu foram produzidos usando-se fitas de papel utilizadas para gravação de dados no laboratório de matemática da Universidade de Tartu. Nessas fitas os valores faciais foram aplicados através da própria máquina de perfurar utilizada nos experimentos científicos.

Juntamente com os valores faciais, eram perfurados também números de controle de 1 a 20, os quais poderiam ser cortados no uso dos selos, pois as fitas eram muito longas se completas.


Além disso, foi aplicado um carimbo de controle vermelho para autenticar os selos locais. No total, são 16 valores diferentes: 3,60 - 4,50 - 4,80 - 6,00 - 8,00 - 9,00 - 11,00 - 16,00 - 17,50 - 18,60 - 22,00 - 26,70 - 33,60 - 37,50 - 61,60 - 104,70.

Os selos foram produzidos em papel branco, azul escuro ou azul claro, constituindo 48 selos diferentes em todos os tipos de papel.

Estes selos foram usados apenas em alguns meses em 1991 e 1992, ano em que o coroa estoniana substituiu o rublo soviético.


Assuntos relacionados:

Saiba mais:

Apoio cultural:


Linha do tempo das postagens:

▶ Próximo post: Minha coleção: Dinamarca

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os estados da Confederação Germânica

Os selos ceres de Portugal de 1912 a 1930

A história dos selos de natal (parte 1)