Conhecendo o mapa da filatelia: Paquistão

Post número 392
Publicado em 13/08/2022

Foto de capa: série de 1961 que traz as paisagens do país.

História recente do país

Durante a segunda metade do século XIX e primeira metade do século XX, o Paquistão integrou a Índia Britânica, uma colônia da coroa que abrangia o próprio Paquistão, Bangladesh e a Índia, obviamente.


Em 1947, com a independência indiana, o Paquistão e Índia se separaram motivados principalmente pelas suas questões étnicas. Desta forma, as fronteiras foram divididas entre hindus e muçulmanos, sendo que o Paquistão correspondeu às duas áreas de maioria muçulmana: o atual Paquistão e Bangladesh (que na época era chamado de Paquistão Oriental).

Em 1971 a região oriental paquistanesa declarou-se independente. Infelizmente as relações nesta região têm sido conturbadas desde que estes países tornaram-se independentes, pois houveram guerras entre Paquistão e Índia, as hostilidades são potencializadas pelas armas nucleares que ambos possuem e pela disputa pela Caxemira.

História filatélica

Os primeiros selos paquistaneses foram emitidos logo a partir do seu ano de independência. A primeira série foi produzida em 1947 a partir de sobreestampas em selos indianos.


Devido à sua composição étnica e linguística, o Paquistão utilizava legendas em hindi e árabe em seus selos até 1972, após este ano, o Paquistão passou a usar apenas legendas em árabe, além das legendas em inglês.

Uma curiosidade bastante interessante é que existe uma variada quantidade de sobreestampas que foram utilizadas em Bangladesh entre 1971 e 1973 sobre selos paquistaneses logo após a independência de Bangladesh.

Palavras-chave e características interessantes

“Service”: esta inscrição se refere aos selos para serviço oficial. Até 1999 o Paquistão havia emitido mais de 140 selos deste tipo.

Outras peças

Inteiros postais: são emitidos desde 1947.


Cadernetas de selos: são utilizadas desde 1956.


Franquias mecânicas: são usadas desde 1947.




Assuntos relacionados:

(ao adquirir os selos na Filatelia Ribeiro você estará apoiando este projeto e a divulgação do nosso hobby)

Nossos membros:

Este post conta com o apoio dos nossos membros:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os estados da Confederação Germânica

Os selos ceres de Portugal de 1912 a 1930

A história dos selos de natal (parte 1)