Os Machins - parte 12 - os folhetos de um selo
Post número 301
Publicado em 05/06/2021
Foto de capa: envelope comemorativo que traz a história da Boots com um folheto de 1994.
Nos anos de 1994 e 1995 o correio britânico produziu duas peças únicas: os folhetos de um selo dos machins de taxa de primeira classe. Eles também são conhecidos como "folhetos Boots", devido ao nome da marca de lojas que desenvolveu a parceria com o Royal Mail naquele momento.
Primeira emissão
Folheto de 1994 da primeira emissão
A primeira emissão traz as logomarcas da loja Boots e do Correio Britânico, bem como as legendas que informam que o selos é válido a qualquer momento para o porte de primeira classe (para cartas de até 60 gramas circuladas dentro do Reino Unido) e que o selo é grátis (tendo o seu valor incluso na compra do cartão postal).
Segunda emissão
Folheto de 1995 da segunda emissão
A segunda emissão foi lançada no ano seguinte trazendo algumas modificações em um formato mais "limpo". Foram retiradas a logomarca da Boots e a legenda sobre a gratuidade do selo e mantidas a legenda sobre a validade do selo e a menção ao Correio Britânico, mas esta última em tamanho e fonte mais discreta.
Contexto das emissões
Ao ler esse post até aqui você deve ter se perguntado: mas o que uma rede de farmácias tem a ver com selos postais? Vamos ver agora a explicação:
A Boots é uma das redes de varejo farmacêutico mais tradicionais do Reino Unido. Fundada na década de 1870, ela é uma das mais antigas a comercializar cartões postais, algo que passou a ocorrer já desde a década de 1880, como parte de uma estratégia de diversificação de produtos à venda nos pontos de venda.
Para facilitar a venda, a rede começou a pensar em ações de como vender os selos juntamente com os cartões. Ao invés de criar inteiros postais personalizados ou vender os cartões com os selos já colados, preferiu-se produzir pequenos folhetos, que dobrados davam um aspecto interessante ao conjunto.
Sobrestampas privadas
Além de terem sido vendidos nas lojas junto com os cartões, os folhetos também estavam disponíveis em agências de correio, o que permitia a sua aquisição, inclusive por colecionadores.
Devido ao seu tamanho e design, os folhetos eram perfeitos para receberem sobrestampas diversas. Elas eram aplicadas de forma privada por colecionadores, principalmente em exposições filatélicas.
Como podemos ver os "folhetos Boots" são um exemplo bem interessante de peças filatélicas lançadas em parceria com entidades privadas sem que elas tenham necessariamente um caráter abusivo aos colecionadores.
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