Os Machins - parte 11 - os autoadesivos experimentais
Post número 299
Publicado em 25/05/2021
Foto de capa: carta registrada circulada com os machins octogonais em 1974 internamente no Reino Unido.
Em 1974 o Correio Britânico fez um experimento para avalia a viabilidade do uso de selos autoadesivos. A ideia deste sistema é creditada aos colecionadores Derek Worboys e John Daynes, que encomendaram a produção dos selos ao Her Majesty's Stationary Office.
A ideia era não apenas bem interessante, mas os selos possuem características bem interessantes, tendo o design octogonal bem semelhante ao dos selos-fixo dos inteiros postais da época.
Estes selos tiveram uma utilização e circulação muito restrita na época, sendo não por acaso, desconhecidos pela maioria dos colecionadores. Além disso, a grande maioria destes selos permaneceu em estado novo, embora válidos, foram poucos os utilizados na época.
Selos em formato quadrado com cantos redondos
½ p
1 p
1½ p
5½ (5 p + ½ p juntos)
8 p (5 p + 3 p juntos)
O primeiro conjunto foi emitido em 10 de fevereiro de 1974, exatamente dez anos após a emissão dos primeiros selos autoadesivos do mundo de Serra Leoa.
Foram produzidos somente 1000 exemplares de cada selo. Como se estes selos já não fossem curiosos por si só, vale ressaltar os dois últimos que são compostos por duas impressões de valores juntos.
Selos em formato maior com legenda
"You just cannot lick self-adhesive stamps for speed & hygiene."
(Você não pode lamber os selos autoadesivos por velocidade e higiene)
3 p
3½ p
Os selos em formato grande provavelmente são ainda mais raros, pois restaram poucas folhas novas e exemplares usados. Eles existem em dois modelos, com ou sem a nova legenda que foi aplicada através de uma sobrestampa em vermelho, ela foi usada pois a primeira legenda na cor preta estava causando um desconforto no Correio Britânico.
Idem, selos anteriores com nova legenda em vermelho
"This slogan embarasses the British Post Office and must be detached before use."
(Este slogan causa embaraço ao Correio Britânico e deve ser removido antes do uso)
3 p
3½ p
Por fim, o terceiro grupo traz os selos com modelo bem semelhante ao primeiro, mas com formato redondo. Neste caso também foram produzidos somente 1000 exemplares de cada selo.
Selos com formato redondo
½ p
1 p
1½ p
2 p
2½ p
3 p
3½ p
4 p
5 p
Na época se percebeu que o tipo de papel destes selos inviabilizaria o seu uso, por facilitava a remoção dos carimbos, fazendo com que este método fosse deixado de lado. No entanto, a história não para por aí, pois duas décadas depois, nós tivemos os lançamentos dos primeiros machins autoadesivos, mas impressos em tamanho normal.
Assuntos relacionados:
Apoio cultural:
Linha do tempo das postagens:◀ Post anterior: Os selos locais das Novas Hébridas▶ Próximo post: Selos do Brasil - parte 20 - emissões de 1938 a 1940
Linha do tempo das postagens:
◀ Post anterior: Os selos locais das Novas Hébridas
▶ Próximo post: Selos do Brasil - parte 20 - emissões de 1938 a 1940
Comentários
Postar um comentário