Como as peças filatélicas podem ser compradas no mercado
Post número 296
Publicado em 16/05/2021
Foto de capa: correspondência registrada circulada em 1944 durante a ocupação japonesa nos Estados Malaios. Ela foi fabricada por um comerciante filatélico, o qual a enviou para si mesmo, adicionando a sua publicidade no envelope e curiosamente assinalando o erro de sobrestampa invertida de um dos selos.
Este artigo pretende mostrar as formas distintas como as peças filatélicas geralmente são encontradas no mercado filatélico, iremos tratar também das vantagens e desvantagens de cada uma, buscando assim auxiliar o filatelista em suas compras. Vemos que existem basicamente três formas em que os selos aparecem a venda: unitária, em lotes ou em pacotes.
Unitariamente
Clássico americano vendido unitariamente que mostra as suas características com maior grau de detalhamentoOs selos que se enquadram nesta categoria normalmente são selos raros, mas peças comuns também são muito encontradas nesse formato, nestes casos os as peças são vendidas unitariamente ou em séries, pois normalmente os filatelistas procuram peças chave que faltam em suas coleções.
A principal característica desta forma de venda é que as peças são geralmente muito bem descritas, geralmente o filatelista adquire uma peça tendo certeza de sua autenticidade e de seu estado de conservação.
As peças filatélicas como erros de impressão, os múltiplos, e as peças circuladas são encontradas mais comumente sob a forma unitária, pois estas normalmente são peças chave e procuradas a dedo por filatelistas que não querem comprar muitos lotes ou pacotes para adquirir uma peça assim.
As vantagens
No caso de uma peça rara, o filatelista poderá ter a certeza do que estará adquirindo, já no caso de uma peça comum a vantagem é de que o filatelista poderá comprar exatamente o que precisa, sem ter que comprar muitos selos que não lhe interessariam, o que poderia ocorrer na compra de um pacote de selos por exemplo.
As desvantagens
A desvantagem neste caso é puramente econômica, pois os selos que são colocados a venda desta forma são vendidos a um preço mais alto do que seria se o mesmo selo fosse adquirido em lotes ou pacotes, visto que, para o vendedor é muito mais trabalhoso colocar os selos à venda um a um.
Lotes
Lote de selos americanos de 1962 em estado novo
Os lotes normalmente trazem selos que têm alguma característica em comum, geralmente são conjuntos menos numerosos de selos e trazem peças de um mesmo país, de um mesmo tema ou ainda de um mesmo período histórico. Existem também lotes mais aperfeiçoados que trazem séries catalogadas e anos completos.
As vantagens
A principal vantagem é que o filatelista poderá adquirir peças em um preço menor do que pagaria se fizesse a compra unitária destas peças, outra vantagem é a de que o colecionador está ciente de todas as peças que compõem o lote
As desvantagens
A desvantagem neste caso é que o lote pode trazer selos que não interessam ao filatelista, aumentando o seu acervo para trocas e/ou vendas futuras.
Pacotes
Imagem ilustrativa de um pacote de selos
Os selos vendidos em pacotes normalmente vêm com pouca ou nenhuma descrição direta das peças. Geralmente a única descrição que aparece é para especificar se há ou não repetições no lote, os pacotes de selos são indicados para colecionadores iniciantes e para aqueles mais avançados que colecionam de forma universal, pois o preço de cada exemplar será menor.
Já para os mais avançados que se focam em poucos países ou temas, esta forma de compra não é muito indicada, pois o filatelista já irá correr o risco de receber selos que não interessam para a sua coleção.
Outra característica dos pacotes de selos é que estes pacotes trazem selos comuns, encontrar uma peça um pouco mais rara em um pacote será uma questão de muita sorte e dependerá do conhecimento filatélico de quem preparou o lote.
Se o vendedor não possuir muito conhecimento a chance de ele deixar escapar alguma peça mais rara será maior. Ao mesmo tempo, aumentam-se as chances de se receber peças de qualidade inferior caso o vendedor não tenha essa experiência, essa inclusive é a "faca de dois gumes" de se comprar uma coleção de parentes que as herdam, por exemplo.
Os pacotes de selos podem ser comparados com as commodities que existem no comércio internacional, visto que elas são produtos vendidos sem diferenciação, e possuem o mesmo valor, assim sendo, da mesma que forma soja, por exemplo, é vendida sem nenhuma diferenciação, os selos em pacotes também são. Assim como nos pacotes um selo do Brasil, da Arábia Saudita ou da Austrália possuem o mesmo valor, a soja do Brasil, da África ou da Ásia possuem o mesmo valor, para um determinado grau de procura e oferta.
As vantagens
A única vantagem desta modalidade de compra é que esta é a que possibilita adquirir um selo pelo seu menor valor possível, possibilitando inclusive o lucro futuro quando o colecionador cataloga e vende e/ou troca os repetidos.
As desvantagens
Mesmo que cada selo seja vendido por um baixo valor, os pacotes normalmente trazem uma grande quantidade de selos repetidos para o colecionador mais avançado. Outra desvantagem é que normalmente aparecem, além dos selos repetidos, muitos selos de países ou temáticas que não interessam ao colecionador.
Conclusão
Vemos assim as formas de como os selos e as peças filatélicas em geral são oferecidas no mercado, sendo assim, o filatelista deve focar-se em suas prioridades e buscar ver em como as diversas formas como os selos se apresentam no mercado filatélico irão satisfazer suas necessidades.
Assuntos relacionados:
Apoio cultural:
Linha do tempo das postagens:◀ Post anterior: Os Machins - parte 9 - resumo de toda a série▶ Próximo post: Os Machins - parte 10 - os blocos com selos da série
Linha do tempo das postagens:
◀ Post anterior: Os Machins - parte 9 - resumo de toda a série
▶ Próximo post: Os Machins - parte 10 - os blocos com selos da série
Comentários
Postar um comentário