Os selos colombianos que vieram dos pacotes de cigarro
Post número 269
Publicado em 19/01/2021
Foto de capa: correspondência circulada em 1920 entre Cartagena e Barranquilla portando um dos selos da série.
Entre os anos de 1920 e 1932 o correio aéreo na Colômbia foi feito por empresas privadas em parceria com o correio central do país, algo bastante semelhante com o que ocorreu no Brasil quando o assunto são os selos das companhias aéreas.
No caso da Colômbia, os selos foram emitidos pela Companhia Colombiana de Navegación Aerea somente em 1920 e pela Sociedad Colombo-Alemana de Transportes Aereos entre 1920 e 1932, os quais eram usados no correio aéreo juntamente com os selos de porteamento oficialmente emitidos pelo correio colombiano.
No início, os selos destas companhias eram produzidos de forma provisória e rudimentar, e sob este ponto de vista, os selos da Companhia Colombiana de Navegación Aerea são um dos mais interessantes de toda a filatelia mundial.
A série possui 9 selos, trazendo todos imagens que remetem ao correio aéreo de forma bastante colorida, diferentemente dos selos da época que normalmente em impressos em uma ou poucas cores. Ao mesmo tempo, o formato impressiona, pois ele eram muito maiores que a média dos selos da época.
Com todas essas características, poderíamos pensar que eles são figurinhas, e quem pensou assim não errou. Eles foram produzidos exatamente em um processo de aproveitamento de figurinhas de publicidade que vinham em pacotes de cigarro, e ao serem sobrestampadas, se tornaram selos.
As etiquetas foram produzidas pela Curtiss Aeroplane Company para publicidade de sua marca, abaixo vemos o conjunto completo das 20 etiquetas que foram produzidas na época. Como podemos ver, alguns modelos tinham o desenho impróprio para serem sobrestampados, como por exemplo a que trás a bandeira americana ou todos os modelos verticais, por isso, somente 9 foram sobrestampados.
Acredita-se que somente 100 conjuntos tenham sido sobrestampados, por isso, são alguns dos selos aéreos mais raros de todo o mundo. Ao mesmo tempo, poucos conjuntos das etiquetas sem sobrestampas devem ter sido guardados em mais de um século, tornando estes peças também raras, além de igualmente históricas.
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