Conhecendo o mapa da filatelia: Paraguai
Post número 251
Publicado em 01/11/2020
Foto de capa: selos das primeiras emissões com selos sobrestampados em azul e preto de forma intercalada, circulados em 1892 em carta endereçada ao cônsul paraguaio em Buenos Aires.
Neste post iremos abordar os selos do Paraguai, um país latino-americano com uma história bastante interessante para se contar.
História recente do país
O Paraguai se tornou independente da Espanha em 1811, tendo sido governado até 1840 por José Francia em um período totalmente isolacionista de sua política e economia. O seu governo foi sucedido pelos de Carlos López até 1862 e posteriormente por seu filho Solano López até 1870.
Selos emitidos no século XIX, abordando principalmente o brasão de armas do país.
Este último ficou famoso por ter governado o país durante a Guerra do Paraguai, episódio que marcou profundamente o país e o colocou em cerca de cinquenta anos de estagnação econômica. O período de reconstrução do país foi marcado por uma série de governos curtos que eram interrompidos por golpes ou revoluções.
Exemplos de emissões das décadas de 1910 a 1930.
Na década de 1930 o país entrou em uma outra guerra marcante: a Guerra do Chaco com a Bolívia entre os anos de 1932 e 1935. A vitória no conflito trouxe aos paraguaios a conquista territorial de três quartos do chaco. Após esse período, o país revezou períodos de governos democráticos e ditatoriais até a subida de Alfredo Stroessner ao poder, governante que seria presidente até 1989.
Exemplos de emissões das décadas de 1940 a 1960.
O governo Stroessner foi marcado pela suspensão dos direitos individuais, pelo exílio de líderes democráticos e pelo controle militar do governo. Economicamente falando um dos maiores destaques foi a construção da Usina de Itaipu em conjunto com o Brasil durante as décadas de 1970 e 1980. Com a volta do regime democrático, o Paraguai passou por uma reformulação política, assinando em 1991 o tratado de criação do Mercosul, por exemplo.
História filatélica
Os primeiros selos paraguaios foram emitidos em 1870, durante os primeiros vinte anos, foram usados como temas basicamente os símbolos que remetem ao brasão de armas do país. Com o passar do tempo, outros temas passaram a figurar nos selos paraguaios, como as personalidades e marcos históricos do país. Entre os anos de 1910 e 1930 era comum que as séries, mesmo comemorativas fossem produzidas por anos seguidos, gerando conjuntos grandes e com variações de cores.
Exemplos de emissões das décadas de 1970 a 2000.
Entre as décadas de 1940 e 1950 os métodos de impressão e temas abordados foram se modernizando cada vez mais, até que na década de 1960 o país passou a adotar um programa de emissões cada vez mais abusivo, criando séries com um número gradativamente maior de selos e blocos, um ponto positivo deste período está na melhoria da qualidade dos selos, os quais quase sempre eram encomendados em impressores estrangeiros.
O final da ditadura de Stroessner se refletiu na filatelia, fazendo com que o país voltasse a produzir selos de forma normal, voltando a ter os selos produzidos em seu país e abordando temas de maior interesse de sua cultura.
Características interessantes
O Paraguai não emitiu uma grande quantidade de selos quando falamos em selos para serviços específicos, com exceção dos selos para correio aéreo, foram emitidos em maior quantidade os selos para serviço oficial e aqueles para uso específico nas agências do interior.
Selos para serviço oficial, correio aéreo, correio rural e multa postal.
Curiosidades filatélicas
As condições precárias de produção de selos que existiam no país no século XIX e primeira metade do século XX fizeram com que o Paraguai fosse um país que teve uma grande proliferação de erros e variedades de impressão.
Além disso, em alguns casos isso foi proposital, como no caso dos "muestra", selos que se passavam pelos specimen produzidos no período mais abusivo. Tudo isso fez a alegria dos colecionadores que gostam desse tipo de peça, pois muitas delas são de valor acessível.
Exemplos de variedades: cores invertidas, sobrestampa dupla e os "muestra".
Outras peças
Além dos selos, o Paraguai produziu também franquias mecânicas e inteiros postais ao longo da história.
Assuntos relacionados:
Saiba mais:
Apoio cultural:
Linha do tempo das postagens:
◀ Post anterior: Minha coleção: Cuba▶ Próximo post: Autômatos da Oceania: Polinésia Francesa e Nova Caledônia
Linha do tempo das postagens:
◀ Post anterior: Minha coleção: Cuba
▶ Próximo post: Autômatos da Oceania: Polinésia Francesa e Nova Caledônia
Comentários
Postar um comentário