Autômatos da Oceania: Polinésia Francesa e Nova Caledônia

Post número 252
Publicado em 05/11/2020

Foto de capa: autômato da Nova Caledônia circulado em 2003 de forma interna em Nouméa.

Retomando os estudos sobre os autômatos, hoje nós veremos dois territórios franceses da Oceania: a Polinésia Francesa e Nova Caledônia.

Polinésia Francesa

A Polinésia teve basicamente duas emissões, a primeira que traz o logotipo dos correios do país, o qual é um peixe estilizado, que repetido lembra um pequeno cardume. Por ter sido concebido para uso regular, podem haver diversos valores faciais diferentes, inclusive podendo trazer a inscrição de serviço (aéreo, prioritário, etc).

A segunda emissão é daquelas belas mas bastante polêmicas. Ela comemora o Cinquentenário dos primeiros selos que traziam o nome de Polinésia Francesa em três desenhos distintos que relembravam os selos de 1958. Os autômatos foram lançados na Feira Filatélica do Outono de Paris e traziam o valor facial de 100, 360 e 720 francos respectivamente, valores que não correspondiam as necessidades postais das tarifas vigentes, mas que somados valiam exatamente 10 euros

2003
Logotipo dos correios


2008
Cinquentenário dos selos da Polinésia Francesa


Nova Caledônia

A Nova Caledônia é relativamente simples de se falar, emitiu somente um tipo base, trazendo o pássaro cagu (ave símbolo do páis) e uma vista da praia, sem trazer qualquer legenda, não mencionando nem mesmo o nome do país. Os tipos variam somente de acordo com o layout da sobreimpressão e com as cores que variavam de acordo com as máquinas utilizadas.

2002
Pássaro cagu e vista da praia, com valor em "cfp"

- impressão em preto
- impressão em violeta

2002
Pássaro cagu e vista da praia, com valor em "f"

- impressão em preto
- impressão em violeta

2003
Pássaro cagu e vista da praia, com valor em "f" e legenda "Nlle Caledonie"

- impressão em preto
- impressão em violeta

Franquias mecânicas

Creio importante mencionar dentro deste assunto as franquias mecânicas. Apesar de serem peças diferentes dos autômatos, nesse caso eles se aproximam bastante por terem características semelhantes. 


Como exemplo, podemos notar nas imagens acima, respectivamente: 
- Uma franquia mecânica impressa em vermelho sobre o papel de base dos autômatos da Nova Caledônia.
- Uma franquia mecânica impressa sobre papel de base com desenho similar aos autômatos da Nova Caledônia, mas que traz data e hora, o que o caracteriza como uma franquia mecânica.
- Por fim, uma franquia mecânica da Polinésia Francesa que também traz data e hora da impressão.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os estados da Confederação Germânica

Os selos ceres de Portugal de 1912 a 1930

A história dos selos de natal (parte 1)