As séries romenas das revoluções

Post número 199
Publicado em 06/04/2020

Foto de capa: inteiro postal comemorativo da revolução, endereçado à França, tendo como complemento um selo também comemorativo do tema.

Durante o final da década de 1980 e início dos anos 1990, os países da Europa Oriental passavam pela transição dos regimes comunistas para aqueles de eleições livres e de economias de mercado. Um caso que se destaca foi o da Romênia, pois este foi o único país que teve uma transição marcada por uma revolução violenta.

O governo ditatorial de Nicolae Ceaușescu, presidente desde 1974, passava por uma crise, marcada pelas dívidas internacionais, falta de alinhamento com o bloco comunista soviético e principalmente pela insatisfação popular com as medidas econômicas e autoritárias.

Na filatelia, já era possível notar uma certa mudança, como por exemplo, a emissão da série comemorativa do bicentenário da Revolução Francesa em 1989.



Série comemorativa do bicentenário da Revolução Francesa. Imagens mostram a Queda da Bastilha, o personagem Gavroche, os revolucionários Robespierre e Diderot, o hino A Marselhesa, bem como a Revolução Romena de 1848, inspirada pelos franceses.

Esta série antecede a próxima, emitida no ano de 1990 que retrata os eventos de 1989. Curiosamente, o último selo da série anterior traz uma imagem bastante semelhante ao que iria ocorrer no país, trazendo a antiga bandeira romena sem o brasão comunista no centro. Na série seguinte, veremos a bandeira já sem o brasão, ou com a cena das bandeiras furadas tremulando tendo o brasão recortado.


Série de sobretaxas postais de 1990, comemorativa do primeiro aniversário da Revolução de 1989, retratando os eventos que ocorreram principalmente em Timișoara e Bucareste.

A Revolução de 1989 foi iniciada em Timișoara, causada pela perseguição do governo a um sacerdote contrário ao regime. A tentativa de remoção de seu cargo causou tumultos populares em sua defesa, os quais foram reprimidos, aumentando a insatisfação popular e os protestos.

A escalada da violência em Timișoara tomou proporções maiores e chegou à capital Bucareste. Após a perda de controle sobre o partido e sobre a situação, a ditador Ceaușescu tentou fugir, mas foi capturado e executado, juntamente com sua mulher.

A Frente de Salvação Nacional conseguiu assumir o poder e o seu líder Ion Iliescu foi o primeiro presidente eleito no novo regime democrático.

Desta forma, vemos que estas séries se destacam não apenas pelos pontos de vista estético e filatélico, mas também histórico.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os estados da Confederação Germânica

Os selos "Europa" - parte 2 (1966/1975)

A história dos selos de natal (parte 1)