Os estados da Confederação Germânica

Post número 25
Publicado em 13/10/2017, editado pela última vez em 18/10/2020

Foto de capa: carta pré-filatélica circulada de Hamburgo a Londres em 1817.

Como sabemos, a Alemanha foi um dos últimos países europeus a se formar, sua unificação tardia concluiu-se no ano de 1871. Os selos dos estados germânicos passaram a ser emitidos a partir do ano de 1849, desta forma, temos uma quantidade de selos bem interessante pré unificação alemã.

Os dois mapas mostram a configuração territorial dos estados germânicos. O primeiro deles mostra a Confederação Germânica e o segundo retrata a formação da Confederação Germânica do Norte. A época estudada neste artigo compreende o período entre 1849 e 1923, ou seja, somente o tempo em que os selos dos estados germânicos foram emitidos.

Configuração da Confederação Germânica com todos os seus estados

Embora a Confederação Germânica fosse composta por quase 40 estados, existiram somente 19 entidades emissoras de selos. Digo entidades porque além dos 15 estados, emitiram seus selos também um correio privado (Thurn e Taxis), um território britânico (Heligoland), um território francês ocupado (Alsácia e Lorena) e uma confederação (Confederação Germânica do Norte).

Começo do processo de unificação com a formação da Confederação Germânica do Norte juntamente com os estados do sul remanescentes

A distribuição e tamanho dos estados não era uniforme, haviam grandes estados e pequenos principados, a maioria destas pequenas monarquias ainda não utilizava selos, portanto, podemos dizer que somente os estados mais robustos emitiram os seus próprios selos.

Igualmente variada foi a situação política dos estados que emitiram os seus selos próprios. Alguns
emitiram poucos selos durante poucos anos enquanto outros produziram uma história filatélica mais longeva. Há alguns que emitiram apenas selos regulares, outros emitiram regulares e para serviços especiais ou até mesmo inteiros postais.

Os selos de quase todos os estados forma substituídos pelas emissões da Confederação Germânica
do Norte e posteriormente pelas do Império Alemão. As únicas exceções são Baviera e Württemberg que continuaram a emitir os seus próprios selos e Heligoland, que ainda pertencia ao Reino Unido.

Linha do tempo das emissões

- Baviera: 1849/1920
- Saxônia: 1850/1863
- Hannover: 1850/1864
- Schleswig-Holstein: 1850/1865
- Prússia: 1850/1867
- Baden: 1851/1868
- Württemberg: 1851/1923
- Braunschweig: 1852/1865
- Oldenburg: 1852/1867
- Thurn e Taxis: 1852/1867
- Mecklenburg-Schwerin: 1856/1867
- Bremen: 1856/1867
- Lübeck: 1859/1865
- Hamburg: 1859/1867
- Bergedorf: 1861/1867
- Mecklenburg-Strelitz: 1864
- Heligoland: 1867/1879
- Confederação Germânica do Norte: 1868/1870
- Alsácia e Lorena: 1870

Baviera

A Baviera foi um estado que inicialmente apoiava a Áustria na questão germânica. Após a derrota dos austríacos para a Prússia, a Baviera passou a integrar a Alemanha, porém o seu status autônomo permitia que este estado controlasse o seu governo e economia interna e consequentemente o seu sistema postal.


Portanto a Baviera continuou emitindo seus selos próprios enquanto o resto da Alemanha usava os selos imperiais. Após um rápido período regencial seguido por uma breve proclamação da república
socialista, a Baviera passou a ser um estado livre associado à República de Weimar. Em 1920 a Baviera perdeu o seu status autônomo e passou a ser um dos estados federais da Alemanha.

As últimas emissões bávaras foram sobrestampadas com a legenda “Deutsches Reich”. Estes selos
tiveram o seu uso permitido em toda a Alemanha, no entanto, estiveram disponíveis quase que somente na Baviera, portanto, são listados como selos bávaros e não alemães. Além dos selos para uso regular, a Baviera emitiu também selos para serviço oficial, multa postal, telégrafos e também inteiros postais.


Saxônia


Durante o século XIX o Reino da Saxônia era um aliado do Império Austríaco. Este cenário mudou durante a Guerra Austro-Prussiana, quando a Prússia ocupou o reino e o transformou em seu aliado.
A Saxônia emitiu o seu primeiro selo em 1850 e durante a sua curta história filatélica emitiu apenas 3 séries e 2 emissões isoladas, totalizando em somente 20 selos diferentes.


A Saxônia emitiu somente selos regulares, mas apesar de não ter emitido selos para serviços especiais, este foi um dos estados germânicos que usaram inteiros postais. No ano de 1863 foi emitida a sua última série que seria usada até 1868, ano em que a Saxônia passou a integrar a Confederação Germânica do Norte, deixando assim de emitir seus próprios selos.



Hannover

Desde o século XVIII o Reino de Hannover esteve ligado ao Reino Unido através de uma união pessoal, ou seja, os monarcas britânicos eram reis dos dois países sem que os mesmos estivessem ligados politicamente. Isso terminou em 1837 quando a Rainha Victória ascendeu ao poder. Por não aceitar uma mulher no trono real, a monarquia de Hannover optou por um novo rei local.


Hannover foi governado por apenas dois reis durante toda sua história filatélica. Entre 1837 e 1851 o
governante foi Ernest Augustus, que foi sucedido por seu filho George entre 1851 e 1866. Assim como outros estados, Hannover emitiu apenas selos regulares e inteiros postais. Os selos de Hannover foram emitidos entre 1850 e 1864. Em 1868 Hannover integrou a Confederação Germânica do Norte e passou a não usar mais seus próprios selos.



Schleswig-Holstein

Após uma declaração de anexação dinamarquesa de Schleswig, iniciou-se uma revolta da maioria
germânica no grão-ducado, esta revolta foi seguida pela Primeira Guerra do Schleswig entre Prússia e Dinamarca, a guerra terminou com a vitória dinamarquesa e a região foi anexada. Os selos de Schleswig-Holstein foram emitidos em 1850, após o fim da guerra, os selos dinamarqueses foram usados no estado entre 1851 e 1863.


Com a Segunda Guerra do Schleswig, as regiões foram separadas e foram feitas emissões de Schleswig e de Holstein separadamente. Com a vitória prussiana, os ducados de Schleswig e Holstein foram unificados e anexados pela Confederação Germânica do Norte em 1868. Durante este curto período de reunificação foi emitida uma última série unificada.

As disputas sobre o território não se encerraram nesse período. Após a Primeira Guerra Mundial a região do Schleswig voltou a ser objeto. A disputa foi resolvida com um plebiscito em 1920 que determinou a anexação dinamarquesa da metade norte e a alemã da metade sul de Schleswig.

Prússia

De todos os estados alemães, a Prússia foi o mais extenso e o mais forte econômica e militarmente. A Prússia, que compreendia uma área de 2/3 da área total da futura Confederação Germânica do Norte foi naturalmente o estado mais engajado na unificação alemã. Sendo o estado mais forte e mais interessado na unificação germânica, a Prússia foi capaz de se empenhar em guerras em diferentes
frentes contra outras potências que ameaçavam os seus planos.


O processo foi iniciado com a formação da Confederação Germânica do Norte e por fim com a própria unificação alemã. A Prússia emitiu os seus selos entre 1850 e 1867 e assim como a maioria dos outros estados, a Prússia emitiu somente selos regulares e inteiros postais, no entanto, foi um dos poucos que utilizaram selos para telégrafos.


 Baden

O Grão-Ducado de Baden foi um forte aliado da Prússia no sul do que hoje é a Alemanha, onde na época a Áustria exercia uma influência considerável. Baden também emitiu apenas selos regulares e inteiros postais, a única exceção é a série de selos de taxas de correio rural, podemos dizer que este é um fato raro, pois somente Baden e a Baviera emitiram selos de multa, a própria Alemanha unificada
nunca emitiu este tipo de selo.


Baden emitiu seus próprios selos entre 1851 e 1868, sendo que os seus selos só deixaram de ser
usados em 1872, pois Baden não integrou a Confederação Germânica do Norte, desta forma, os seus selos foram substituídos diretamente pelos selos da Alemanha unificada.



Württemberg

Inicialmente Württemberg era um reino aliado da Áustria, na Guerra Áustro-Prussiana de 1866 Württemberg lutou ao lado dos austríacos. Esse cenário mudou após a guerra, quando a Prússia
ocupou o reino e o transformou em um aliado e posteriormente integrando-o à unificação alemã.

Os primeiros selos de Württemberg surgiram em 1851, ano em que o reino obteve a sua autonomia postal frente a administração postal de Thurn e Taxis. Apesar de estar unificado à Alemanha após
1871, Württemberg continuou a emitir seus selos próprios regulares até 1900.


Já os selos de serviço oficial continuaram a ser usados até 1923. Assim como aconteceu com os
selos da Baviera, algumas emissões de Württemberg foram sobrestampadas com a legenda “Deutsches Reich” no início da década de 1920, apesar de que estes selos pudessem ser usados
em toda a Alemanha, eles foram usados praticamente apenas no próprio estado.

Além dos já mencionados selos regulares e oficiais, este estado emitiu também selos de telégrafos e
inteiros postais. Com o fim da Primeira Guerra Mundial, Württemberg deixou de ser uma monarquia e viveu um breve período republicano antes de ser totalmente integrado à Alemanha. Com o início da República da Weimar, os selos de Württemberg perderam a sua validade postal e somente os selos alemães passaram a ser usados desde então.



Braunschweig

O Ducado de Braunschweig havia sido parte do Reino de Hannover até a eclosão das guerras napoleônicas. Com o Congresso de Viena em 1815 as terras pertencentes à família Wolfenbütel
adquiriram a soberania sob o nome de Braunschweig. Este estado é um tanto diferente dos demais
porque não possuía um território contínuo, ele era composto por uma série de enclaves imersos entre as fronteiras dos demais estados limítrofes maiores.


Braunschweig emitiu os seus primeiros selos em 1852, e em praticamente todos os seus selos há
apenas um tema: o cavalo saxão (para quem coleciona esta temática Braunschweig é um prato cheio). Este estado emitiu somente selos regulares e também inteiros postais. Os selos deste estado foram usados até 1868, ano em que ele integrou a Confederação Germânica do Norte, passando a utilizar as suas emissões.


Oldenburg

O Grão-Ducado de Oldenburg foi um antigo estado germânico que existia desde 1180. Assim como muitos outros estados germânicos Oldenburg emitiu somente selos regulares e inteiros postais. Devido à sua breve existência durante a “Era filatélica”, Oldenburg, assim como muitos outros estados, emitiu menos de 30 selos em toda a sua história.



Oldenburg emitiu os seus selos entre 1852 e 1867. Com a unificação da Confederação Germânica do Norte em 1868, os selos de Oldenburg foram declarados obsoletos e substituídos pelos selos da recém-criada confederação.


Thurn e Taxis

Thurn e Taxis foi uma entidade privada que fornecia os serviços postais durante a época em que os estados alemães existiram. A família de Thurn e Taxis iniciou as suas atividades postais ainda no século XXIII, no auge das suas atividades ela dispunha do monopólio postal em várias regiões europeias.



Thurn e Taxis estava sediada na cidade de Frankfurt desde 1810. Thurn e Taxis emitiu os seus selos próprios entre 1852 e 1867. Para lidar com os diferentes padrões monetários existentes na época, foram emitidos selos específicos para uso nos distritos do sul, que utilizavam o Kreuzer, e nos do norte, que utilizavam o Silbergroschen. Também foram emitidos inteiros postais que seguiam a mesma lógica de uso dos selos.

Após a vitória prussiana na guerra contra os austríacos, a cidade de Frankfurt, e consequentemente, a sede de Thurn e Taxis foram tomadas, com isso, todos os contratos postais da família foram transferidos para a Prússia. Com isso, os selos de Thurn e Taxis tiveram o seu uso substituído pelos da Prússia em 1867 e definitivamente pelos da Confederação Germânica do Norte em 1868.


Mecklenburg-Schwerin

O Grão-Ducado de Mecklenburg-Schwerin foi um estado germânico relativamente extenso do
norte da Alemanha. Apesar de contar com este território, este era um dos estados mais pobres da confederação. Mecklenburg-Schwerin emitiu os seus selos entre 1856 e 1867.


Durante este tempo, este estado emitu poucos selos, foram apenas 8 tipos diferentes, todos eles regulares, pois não foram utilizados selos para serviços especiais. Assim como muitos outros estados, Mecklenburg-Schwerin emitiu também inteiros postais. Os selos de Mecklenburg-Schwerin perderam a sua validade em 1868, ano em que este estado se uniu a Confederação Germânica do Norte e passou a usar os seus selos.


Bremen

Localizada na porção norte da Alemanha, a Cidade Livre de Bremen foi um dos pequenos estados que emitiu selos próprios antes da unificação. Este estado consistia em dois pequenos enclaves separados, um deles era a Cidade de Bremen e o outro o porto de Bremerhaven. Bremen emitiu os seus selos entre 1855 e 1867, assim como a maioria dos pequenos estados, Bremen também emitiu poucos selos, durante a sua curta história filatélica foram apenas 15 selos diferentes.



Outro fato que ocorre com Bremen assim como em outros estados é a raridade de seus selos, pois em estados menores as tiragens dos selos normalmente não foram grandes, infelizmente hoje a maioria dos selos deste estado está fora das condições de muitos colecionadores.

No que diz respeito à temática, Bremen é um estado muito interessante, pois todos os seus selos trazem um tema bastante incomum: uma chave, isto ocorre porque este elemento é uma figura central do brasão de armas do estado. Os selos emitidos por Bremen tiveram validade até 1868, ano em que este estado se juntou à Confederação Germânica do Norte e passou a utilizar os seus selos.

Lübeck

A Cidade Hanseática Livre de Lübeck emitiu os seus selos entre 1859 e 1865 apenas. Naquele tempo, além do correio oficial de Lübeck, Thurn e Taxis, Mecklenburg, Hannover, Dinamarca e a Prússia mantinham agências de correio na cidade. Devido à esta grande competição em um estado pequeno, todos os selos de Lübeck são mais escassos em estado usado.


Durante sua curta história filatélica, Lübeck emitiu apenas 14 selos diferentes divididos em dois conjuntos principais. Além dos selos regulares, Lübeck emitiu também inteiros postais. Os selos de Lübeck foram usados até 1868, ano em que este estado se juntou à Confederação Germânica do Norte.



Hamburgo

A Cidade Livre de Hamburgo emitiu os seus selos entre 1859 e 1867. Apesar de ser um estado
territorialmente pequeno, Hamburg possuía uma população relativamente grande, além de uma forte economia, pois este foi e ainda é uma cidade portuária muito importante da Europa.


Isto fez com que os selos de Hamburg fossem emitidos em uma quantidade relativamente maior do que a de outros pequenos estados germânicos. Apesar de a maioria dos selos deste estado ser mais comum em estado novo do que em usado, muitos dos seus selos são mais acessíveis.

Todas as emissões de Hamburg seguem o mesmo desenho de forma semelhante, com poucas alterações entre as séries. Além dos selos regulares, Hamburg emitiu também inteiros postais. Os selos de Hamburg tiveram validade até 1868, quando este estado foi incorporado à Confederação Germânica do Norte.


Bergedorf

A Cidade de Bergedorf é certamente o mais curioso dos estados alemães que emitiram selos próprios.
Bergedorf foi administrada conjuntamente por Lübeck e Hamburg até 1867, ano em que Hamburg
comprou a cidade de Lübeck. Bergedorf emitiu apenas 5 selos no ano de 1861, curiosamente, todos
os seus selos possuem tamanhos diferentes, os quais crescem proporcionalmente ao valor facial.


O brasão que aparece nos selos é uma mescla entre as armas de Lübeck e Hamburg. Durante o período clássico da filatelia esta cidade possuía somente cerca de 3000 habitantes. Devido ao seu pequeno tamanho e ao fato de que os selos de Hamburg também podiam ser usados na cidade, os seus selos são mais raros no estado usado. Bergedorf e Hamburg uniram-se à Confederação Germânica do Norte em 1868.

Mecklenburg-Strelitz

Outro estado germânico que emitiu poucos selos é Mecklenburg-Strelitz. Durante sua curta história filatélica, este estado emitiu somente 6 selos em 1864, que foram utilizados durante apenas 4 anos.
Assim como outros estados, Mecklenburg-Strelitz não possuía um território contínuo, ele era dividido em duas porções separadas pelo Mecklenburg-Schwerin.


Todos os seus selos são mais comuns novos do que usados, devido ao curto tempo em que estiveram em uso, os selos em estado usado alcançam altos preços, no geral os novos também são caros, mas muito mais acessíveis. Além dos selos regulares, este estado emitiu também inteiros postais.

O tema recorrente, tanto nos selos como nos inteiros, é o brasão de armas de Mecklenburg-Strelitz. Os selos deste estado foram substituídos pelos da Confederação Germânica do Norte em 1868.



Heligoland

Heligoland foi um território britânico localizado em uma pequena ilha perto da costa do norte da Alemanha. Naquele tempo, a ilha era basicamente uma base naval estratégica, os investimentos eram
pequenos e a população praticamente esquecida. A população da ilha era de cerca de apenas 2 mil habitantes, fazendo com que os selos usados normalmente sejam mais raros que os novos.


A composição étnica majoritariamente germânica e a proximidade da base naval de uma potência
estrangeira com relação ao continente incomodavam o já formado Império Alemão e o motivou a fazer uma troca com o Reino Unido. Nesta troca, o Reino Unido cedeu a ilha de Heligoland à Alemanha e os alemães cederam suas possessões em Zanzibar aos britânicos.

Antes das suas próprias emissões, s selos de Hamburg foram usados na ilha. Heligoland emitiu os
seus selos próprios entre 1867 e 1879, além dos selos regulares, foram emitidos também diversos
inteiros postais, destacando-se as suas belas cintas para jornais.



Uma característica interessante sobre os selos de Heligoland é que eles sempre trazem os padrões monetários britânicos e alemães nos selos. Após a anexação alemã, os selos de Heligoland foram substituídos pelos do Império Alemão.

Confederação Germânica do Norte

Você que está acompanhando este guia sobre os estados alemães já leu várias vezes o termo “Confederação Germânica do Norte”, pois bem, finalmente chegamos a ela. Após o fim da Guerra Austro-Prussiana de 1866, foi decidida a formação da Confederação Germânica do Norte em 1867.

Esta união se iniciou como uma aliança militar para prover uma melhor defesa contra o Império Austríaco, mas a intenção rumo a uma unificação mais profunda logo apareceu, culminando na
Constituição de 1867. Desta união participaram 22 estados sob a liderança da Prússia, apenas os estados do sul sob influência austríaca não aderiram à união (dos estados que vimos até agora, somente Baden, Württemberg e a Baviera não foram absorvidos).


Uma das competências da confederação era regular o sistema postal, com isso, a confederação
substituiu os selos dos antigos estados pelos seus próprios. No entanto, havia um problema, os
diferentes padrões monetários dificultavam a integração do sistema postal. Desta forma, foram emitidos selos em Kreuzer para uso nos estados do sul, Groschen para os estados do norte e em Schillings especificamente para uso na cidade de Hamburg.

Além disso, a confederação emitiu também selos para uso oficial, selos para telégrafos e também inteiros postais. No ano de 1870 uma outra guerra foi decisiva para a unificação alemã. A Guerra
Franco-Prussiana fez a Confederação Germânica do Norte tivesse de se unir aos estados do sul para lutar contra o Império Francês de Napoleão III. Com isso, estava formado o Império Alemão, o
qual teve o seu imperador, Guilherme I da Prússia proclamado na Galeria dos Espelhos, no
Palácio de Versalhes do então derrotado Império Francês.



Muitas características da Confederação Germânica do Norte foram empregadas no Império Alemão,
como a constituição política, por exemplo. Com a unificação total alemã, os selos da confederação
foram substituídos pelos selos imperiais em 1872.

Alsácia-Lorena

Apesar de não ser um estado germânico, muitos preferem incluir a Alsácia-Lorena na seção dos estados alemães por questões cronológicas. Com o fim da Guerra Franco-Prussiana e a derrota francesa, o Império Alemão impôs à França um tratado de paz que incluía a anexação alemã do
território da Alsácia-Lorena.

Com a anexação, foram emitidos apenas no ano de 1870 os selos de ocupação para uso neste
território. Foi emitida apenas uma série de 7 selos diferentes, para cada valor há dois tipos diferentes, um com a malha do fundo apontando para cima e a outra apontando para baixo, sendo que a segunda é a mais rara.


Estes selos de ocupação foram substituídos pelos selos do Império Alemão em 1872. O território da Alsácia-Lorena permaneceu sob domínio alemão até a Primeira Guerra Mundial, quando a França conseguiu recuperar o território. Durante a Segunda Guerra Mundial este território voltou a ser alvo de disputa quando a Alemanha o ocupou novamente.

Com a vitória aliada, a Alsácia-Lorena voltou a ser um território francês desde então. Além
dos selos de 1870, a Alsácia-Lorena voltou a aparecer na filatelia em 1916 e 1940 nos selos das ocupações alemãs mencionadas acima.

Lista de todos os estados alemães

Na lista a seguir nós temos uma lista (possivelmente completa) dos estados germânicos que foram
soberanos durante o período compreendido entre a invenção do selo postal e o fim da unificação alemã. Esta lista traz apenas os estados soberanos, note que, por exemplo, Bergedorf não está incluído nela por ser uma dependência. 

Os estados assinalados em vermelho são os que emitiram selos próprios, os que estão em preto não usaram selos, ou se usaram, foram selos de outros estados emissores já citados. Note também que o número de não emissores é maior do que o de emissores, desta forma, se a administração postal destes estados tivesse sido diferente, nós teríamos uma coleção dos estados alemães muito maior na filatelia. No entanto, há ainda a possibilidade de colecionar cartas circuladas destas localidades deste período.

- Anhalt (ducado) – 1813/1867
- Baden (grão-ducado) – 1806/1871
- Baviera (reino) – 1806/1871
- Bremen (cidade-livre) – 1813/1867
- Braunschweig (ducado) – 1815/1867
- Frankfurt (cidade-livre) – 1816/1866
- Hamburg (cidade-livre) – 1813/1867
- Hannover (reino) – 1814/1866
- Hesse (grão-ducado) – 1806/1867
- Hesse-Homburg (grão-ducado) – 1622/1866
- Hesse-Kassel (eleitorado) – 1813/1866
- Hohenzollern-Hechingen (principado) – 1576/1850
- Hohenzollern-Sigmaringen (principado) – 1576/1850
- Lippe (principado) – 1123/1867
- Lübeck (cidade-livre) – 1815/1867
- Mecklenburg-Schwerin (grão-ducado) - 1352/1867
- Mecklenburg-Strelitz (grão-ducado) – 1701/1867
- Nassau (ducado) – 1806/1866
- Oldenburg (grão-ducado) – 1180/1867
- Prússia (reino) – 1701/1867
- Reuss-Gera (principado) – 1806/1867
- Reuss-Greiz (principado) – 1778/1867
- Saxe-Altenburg (ducado) – 1826/1867
- Saxe-Coburg e Gotha (ducado) – 1826/1867
- Saxe-Meningen (ducado) – 1675/1867
- Saxe-Weimar-Eisenach (grão-ducado) – 1809/1867
- Saxônia (reino) – 1806/1867
- Schaumburg-Lippe (principado) – 1643/1867
- Schleswig (ducado) – 1864/1866
- Schwarzburg-Rudolstadt (principado) – 1599/1867
- Schwarzburg-Sondershausen (principado) – 1599/1867
- Waldeck-Pyrmont (principado) – 1180/1867
- Württemberg (reino) – 1806/1871

Observações importantes

O colecionador deve estar atento às denominações dos estados alemães, pois em algumas destas localidades haviam também correios privados que emitiram selos com o mesmo nome. Desta forma, se você não encontrar algum selo no catálogo é possível que seja algum deste tipo. Podemos ver abaixo alguns exemplos de Hamburg, Bergedorf e Lübeck, respectivamente.




Há ainda os casos de Baden e Württemberg, os quais voltaram a aparecer na filatelia no pós Segunda Guerra, pois a França emitiu selos próprios para uso também nestas duas regiões. Apesar de terem o mesmo nome, eles são classificados como selos de ocupação e não como estados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os selos ceres de Portugal de 1912 a 1930

A história dos selos de natal (parte 1)