As franquias mecânicas do Brasil

Post número 26
Publicado em 21/10/2017

Resultado de imagem para stamps brazil meter cover
Foto de capa: correspondência circulada do Rio de Janeiro para Berlim em 1935, franqueada por uma franquia mecânica do valor de 4200 réis, transportada pelo serviço aéreo Condor/Lufthansa. 

No Brasil foram utilizados 37 tipos diferentes de franquias mecânicas, elas foram produzidas por máquinas de diversos fornecedores. Os primeiros modelos surgiram na década de 1920, as franquias mecânicas continuam em uso até os dias atuais.

 1924 – Máquina “Universal NZ”

Características: modelo “cruzeiro dentro de losango”, losango com 11mm, matrícula sem prefixo.
Variações existentes: há tipos com carimbo redondo ao invés das linhas onduladas, o carimbo pode ser preto ou vermelho.

1925 – Máquina “Universal NZ”

Características: modelo “cruzeiro dentro de losango”, losango com 11mm, matrícula com prefixo “M”.
Variações existentes: há tipos com carimbo redondo ao invés das linhas onduladas, o carimbo pode ser preto ou vermelho.

1926 – Máquina “Midget”

Características: modelo “cruzeiro dentro de losango”, impressão em vermelho, carimbo datador sempre em círculos duplos.
Variações existentes: apenas uma das máquinas utilizou o carimbo datador de linhas onduladas e o carimbo redondo duplo.

1928 – Máquina “Universal NZ”

Características: modelo “ordem e progresso”, impressão em vermelho, número de matrícula sem prefixo.
Variações existentes: há versões com carimbo datador em círculo (simples ou duplo) ou em linhas onduladas, podendo ser em vermelho ou preto.

1929 – Máquina “Midget”

Características: modelo “ordem e progresso”, carimbo datador sempre no formato de círculo duplo, com prefixo “M” no número de matrícula.
Variações existentes: há impressões feitas por três máquinas que foram feitas sem o prefixo “M” no número de matrícula.

 1933 – Máquina “Universal Francoyp C”

Características: modelo “retângulo ovalado”, grande espaçamento entre o carimbo datador e valor facial, carimbo datador sempre em círculo duplo interrompido.

 1933 – Máquina “Universal Francotyp”

Características: modelo “retângulo ovalado”, semelhante ao anterior, porém, possui carimbo datador em forma de meio círculo duplo.

1933 - Máquina “Universal Multivalue”

Características: modelo “retângulo ovalado”, similar aos anteriores, porém, o carimbo datador sempre tem o mês em algarismos romanos, normalmente carimbo datador duplo completo.
Variações existentes: há carimbos alinhados ao valor facial e outros impressos mais abaixo, há ainda carimbos duplos interrompidos ou simples.

1933 – Máquina “Universal Multivalue”

Características: modelo “retângulo ovalado”, semelhante aos anteriores, porém possui valor facial maior e carimbo desalinhado para baixo.

1936 – Máquina “Pitney Bowes JC”

Características: modelo “retângulo ovalado”, com carimbo datador simples e número de matrícula centralizado.
Variações existentes: há basicamente dois tamanhos diferentes.

1943 – Máquina “Pitney Bowes RF”

Características: modelo “retângulo ovalado”, semelhante ao anterior, mas com o número de matrícula no canto.

1944 – Máquina “Pitney Bowes RF”

Características: primeiro modelo do tipo “mapa e bandeira”, normalmente o carimbo é simples e o algarismo do mês é romano.
Variações existentes: há subtipos com a estrela acima do mapa ou substituída pela sigla ECT, o retângulo sobre o mapa pode variar de tamanho, podendo ser interrompido também.

1949 – Máquina “Safag”

Características: modelo “mapa e bandeira” com grandes modificações.

1951 – Máquina “Pitney Bowes DM”

Características: modelo “mapa e bandeira” com modificações no tamanho e espaçamento, o carimbo e os componentes (bandeira e mapa) do valor facial foram comprimidos horizontalmente.

1951 – Máquina “Hasler F88”

Características: modelo mapa e bandeira dentro de uma moldura que simula as denteações de um selo.

1951 – Máquina “Hasler F88”

Características: semelhante à anterior, porém, com a bandeira e o mapa trocados de lugar.

1952 – Máquina “Postalia”

Características: modelo com bordas que imitam a denteação de um selo com globo no canto inferior.
Variações existentes: há variações no que diz respeito à distância entre o valor facial e o carimbo datador ou então com a presença do número de licença sob o número da matrícula.

1953 – Máquina “Universal Simplex”

Características: modelo com bordas que imitam a denteação de um selo, com número de matrícula no núcleo e padrão monetário separado.

1953 – Máquina “Universal Simplex”

Características: semelhante ao anterior, mas com número de matrícula movido para cima e padrão monetário no núcleo, linhas verticais foram colocadas onde antes estavam as indicações de padrão monetário.

1953 – Máquina “Francotyp Cc”

Características: modelo com bordas que imitam a denteação de um selo postal.
Variações existentes: há muitas variações no que diz respeito às indicações de matrícula, sendo com prefixo “M”, “M/F” ou “Matric”.

1961 – Máquina “Pitney Bowes-GB Automax”

Características: modelo “mapa e bandeira” com carimbo duplo e mês em romano. Carimbo distante da bandeira nacional. Retângulo sobre o mapa substituído por duas linhas paralelas horizontais.
Variações existentes: acima do mapa há casos com estrela, ECT ou em branco. Normalmente foram impressos em vermelho, mas são conhecidas também em roxo.

1961 – Máquina “Pitney Bowes-GB Automax”

Características: modelo “mapa e bandeira” semelhante ao anterior, com a adição de uma linha vertical após o valor facial, sempre com o prefixo “P.B.-M”.

1969 – Máquina “Neopost 205/2205”

Características: modelo “bandeira e mapa” com o carimbo datador próximo e maior, carimbo duplo, bandeira comprimida horizontalmente e mapa com o sul do país abaixo do retângulo.

1972 – Máquina “Pitney Bowes 5000”

Características: modelo “mapa e bandeira”, neste caso o sul do mapa não aparece abaixo do retângulo e a bandeira não possui mastro. Mês em algarismos romanos.
Variações existentes: carimbo pode ser duplo ou simples, com ECT ou estrela acima do mapa.

1972 - Máquina “Pitney Bowes-GB 5000”

Características: semelhante ao anterior, mas com mês em algarismos arábicos.
Variações existentes: carimbo pode ser duplo, duplo interrompido ou simples, e com estrela ou ECT acima do mapa.

1972 - Máquina “Pitney Bowes-GB 5000/6500”

Características: semelhante ao anterior, com a adição de uma linha de separação entre os números de matrícula e franquia e a bandeira nacional.
Variações existentes: há casos em que a linha foi retirada.

1972 – Máquina “Astra”

Características: modelo com bordas que imitam a denteação de um selo.

1973 – Máquina “Satas SC”

Características: modelo com bordas que imitam a denteação de um selo.

1973 – Máquina “Pitney Bowes-GB 6900”

Características: modelo “bandeira e mapa” com “Brasil correio” abaixo do retângulo sublinhados com duas linhas, carimbo datador separado da bandeira.
Variações existentes: há casos com uma ou mais linhas do retângulo removidas.

1974 – Máquina “Neopost 505”

Características: modelo “bandeira e mapa”com carimbo duplo, mapa com sul do país abaixo do retângulo, bandeira e mapa alongados horizontalmente.
Variações existentes: o algarismo do mês pode ser em romano ou arábico.

1975 – Máquina “Camp”

Características: modelo com bordas que simulam as denteações de um selo.

1984 – Máquina “Hasler Mailmaster”

Características: modelo “mapa e bandeira” com o carimbo separado da bandeira e a bandeira com traços retos.
Variações existentes: a estrela junto do valor facial pode variar em tamanho.

1984 – Máquina “Neopost Electronic”

Características: modelo “mapa e bandeira” com carimbo datador distante, bandeira comprimida e mapa alongado horizontalmente.
Variações existentes: há casos com ou sem ECT acima do mapa.

1984 – Máquina “Frama M/E”

Características: modelo com bordas que imitam a denteação de um selo.
Variações existentes: há uma versão com um oval adicionado sob o "B" de "Brasil".

1994 – Máquina “Pitney Bowes-GB A900”

Características: modelo “mapa e bandeira” com “Brasil correios” sublinhados com uma linha abaixo do retângulo. Com carimbo datador junto da bandeira.

Ano ? - Máquina “Pitney Bowes EasyMail”

Características: modelo digital, muito diferente dos anteriores em todos os aspectos, impressão na cor preta.

2011 - Máquina “Pitney Bowes DM 300/400”

Características: novo modelo com mapa e código, carimbo datador colocado sutilmente no canto inferior.
Variações existentes: há duas versões da logomarca dos Correios, a anterior e a mais recente.

Observações importantes

Este guia traz apenas um relação dos tipos utilizados no Brasil e algumas de suas características e variações mais importantes, obviamente podem existir muitas ainda não conhecidas.

O tempo de uso e o número de máquinas empregadas pode variar muito entre os tipos apresentados, há tipos que foram usados em poucos meses e/ou em poucas agências, enquanto outros foram usados por décadas em quase todo o país.

É recomendável que o colecionador procure guardar os envelopes completos com as franquias, quando isto não for possível, fragmentos também podem ser aceitos.


Assuntos relacionados:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os estados da Confederação Germânica

Os selos "Europa" - parte 2 (1966/1975)

A história dos selos de natal (parte 1)