As franquias mecânicas do Brasil
Post número 26
Publicado em 21/10/2017
Foto de capa: correspondência circulada do Rio de Janeiro para Berlim em 1935, franqueada por uma franquia mecânica do valor de 4200 réis, transportada pelo serviço aéreo Condor/Lufthansa.
1924 – Máquina “Universal NZ”
Variações existentes: há tipos com carimbo redondo ao invés das linhas onduladas, o carimbo pode ser preto ou vermelho.
1925 – Máquina “Universal NZ”
Variações existentes: há tipos com carimbo redondo ao invés das linhas onduladas, o carimbo pode ser preto ou vermelho.
1926 – Máquina “Midget”
Variações existentes: apenas uma das máquinas utilizou o carimbo datador de linhas onduladas e o carimbo redondo duplo.
1928 – Máquina “Universal NZ”
Características: modelo “ordem e progresso”, impressão em vermelho, número de matrícula sem prefixo.
Variações existentes: há versões com carimbo datador em círculo (simples ou duplo) ou em linhas onduladas, podendo ser em vermelho ou preto.
1929 – Máquina “Midget”
Características: modelo “ordem e progresso”, carimbo datador sempre no formato de círculo duplo, com prefixo “M” no número de matrícula.
Variações existentes: há impressões feitas por três máquinas que foram feitas sem o prefixo “M” no número de matrícula.
1933 – Máquina “Universal Francoyp C”
Características: modelo “retângulo ovalado”, grande espaçamento entre o carimbo datador e valor facial, carimbo datador sempre em círculo duplo interrompido.
1933 – Máquina “Universal Francotyp”
1933 - Máquina “Universal Multivalue”
Características: modelo “retângulo ovalado”, similar aos anteriores, porém, o carimbo datador sempre tem o mês em algarismos romanos, normalmente carimbo datador duplo completo.
Variações existentes: há carimbos alinhados ao valor facial e outros impressos mais abaixo, há ainda carimbos duplos interrompidos ou simples.
1933 – Máquina “Universal Multivalue”
1936 – Máquina “Pitney Bowes JC”
Características: modelo “retângulo ovalado”, com carimbo datador simples e número de matrícula centralizado.
Variações existentes: há basicamente dois tamanhos diferentes.
1943 – Máquina “Pitney Bowes RF”
1944 – Máquina “Pitney Bowes RF”
Variações existentes: há subtipos com a estrela acima do mapa ou substituída pela sigla ECT, o retângulo sobre o mapa pode variar de tamanho, podendo ser interrompido também.
1949 – Máquina “Safag”
1951 – Máquina “Pitney Bowes DM”
1951 – Máquina “Hasler F88”
1951 – Máquina “Hasler F88”
1952 – Máquina “Postalia”
Variações existentes: há variações no que diz respeito à distância entre o valor facial e o carimbo datador ou então com a presença do número de licença sob o número da matrícula.
1953 – Máquina “Universal Simplex”
1953 – Máquina “Universal Simplex”
1953 – Máquina “Francotyp Cc”
Variações existentes: há muitas variações no que diz respeito às indicações de matrícula, sendo com prefixo “M”, “M/F” ou “Matric”.
1961 – Máquina “Pitney Bowes-GB Automax”
Variações existentes: acima do mapa há casos com estrela, ECT ou em branco. Normalmente foram impressos em vermelho, mas são conhecidas também em roxo.
1961 – Máquina “Pitney Bowes-GB Automax”
1969 – Máquina “Neopost 205/2205”
1972 – Máquina “Pitney Bowes 5000”
Variações existentes: carimbo pode ser duplo ou simples, com ECT ou estrela acima do mapa.
1972 - Máquina “Pitney Bowes-GB 5000”
Variações existentes: carimbo pode ser duplo, duplo interrompido ou simples, e com estrela ou ECT acima do mapa.
1972 - Máquina “Pitney Bowes-GB 5000/6500”
Variações existentes: há casos em que a linha foi retirada.
1972 – Máquina “Astra”
1973 – Máquina “Satas SC”
1973 – Máquina “Pitney Bowes-GB 6900”
Características: modelo “bandeira e mapa” com “Brasil correio” abaixo do retângulo sublinhados com duas linhas, carimbo datador separado da bandeira.
Variações existentes: há casos com uma ou mais linhas do retângulo removidas.
1974 – Máquina “Neopost 505”
Características: modelo “bandeira e mapa”com carimbo duplo, mapa com sul do país abaixo do retângulo, bandeira e mapa alongados horizontalmente.
Variações existentes: o algarismo do mês pode ser em romano ou arábico.
1975 – Máquina “Camp”
Características: modelo com bordas que simulam as denteações de um selo.
1984 – Máquina “Hasler Mailmaster”
Variações existentes: a estrela junto do valor facial pode variar em tamanho.
1984 – Máquina “Neopost Electronic”
Características: modelo “mapa e bandeira” com carimbo datador distante, bandeira comprimida e mapa alongado horizontalmente.
Variações existentes: há casos com ou sem ECT acima do mapa.
1984 – Máquina “Frama M/E”
Características: modelo com bordas que imitam a denteação de um selo.
Variações existentes: há uma versão com um oval adicionado sob o "B" de "Brasil".
1994 – Máquina “Pitney Bowes-GB A900”
Características: modelo “mapa e bandeira” com “Brasil correios” sublinhados com uma linha abaixo do retângulo. Com carimbo datador junto da bandeira.
Ano ? - Máquina “Pitney Bowes EasyMail”
Características: modelo digital, muito diferente dos anteriores em todos os aspectos, impressão na cor preta.
2011 - Máquina “Pitney Bowes DM 300/400”
Variações existentes: há duas versões da logomarca dos Correios, a anterior e a mais recente.
Observações importantes
Este guia traz apenas um relação dos tipos utilizados no Brasil e algumas de suas características e variações mais importantes, obviamente podem existir muitas ainda não conhecidas.O tempo de uso e o número de máquinas empregadas pode variar muito entre os tipos apresentados, há tipos que foram usados em poucos meses e/ou em poucas agências, enquanto outros foram usados por décadas em quase todo o país.
É recomendável que o colecionador procure guardar os envelopes completos com as franquias, quando isto não for possível, fragmentos também podem ser aceitos.
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