Os Machins - parte 16 - autômatos, franquias eletrônicas e porte pago por contrato

  Post número 309
Publicado em 20/07/2021

Foto de capa: carta circulada com um autômato e uma franquia eletrônica com os designs machins.

Como já vimos nos posts anteriores, os machins trazem um grande campo de estudos em selos, inteiros postais, variedades e comemorativos. Neste post iremos abordar alguns outros tipos de peças filatélicas em que o design de Arnold Machin também pode aparecer: os autômatos, franquias eletrônicas e marcas de porte pago por contrato.

Autômatos

Os autômatos são utilizados no Reino Unido desde 1984 (período em que os machins já eram emitidos há mais de uma década), mas a emissão que mais chama a atenção é a comemorativa de 2017, a qual relembra os 50 anos da série.

Folder com os autômatos comemorativos

Embora este modelo impresso pelas máquinas Post & Go já fossem utilizados com o papel de base da efígie da rainha em cor sépia, foi nessa ocasião que a simples multiplicidade de cores deu ao conjunto um toque bastante especial.

Franquias eletrônicas

Uma das peças que não são selos mais emblemáticas dos machins é o modelo de franquia eletrônica. As origens deste modelo remontam ao ano de 2002, quando o Royal Mail optou pela mudança do modelo de franquias retangular horizontal para o quadrado, as quais seriam impressas pelas máquinas chamadas Horizon. 

Em 2010 veio outra mudança, a introdução do papel de base com o design da rainha no estilo machin, como forma de dar a essas franquias um acabamento mais requintado.

Modelos de franquia sobre papel branco e com o fundo machin

Assim como as etiquetas em branco, esses novos modelos eram autoadesivos, e assim como os selos machins, eles traziam um fundo de segurança e semi cortes que pudessem evitar a falsificação e o reaproveitamento delas.

Quando o assunto são as variações, a primeira mais visível é a referente ao papel de base - sendo ele recortado em formato que imita a perfuração de um selo ou aqueles com corte reto.

Tipos de impressão com letra grande e QR code

Em segundo lugar, vemos a diferença de impressão entre os que trazem o tipo de porte visível em uma letra grande ou os que trazem QR code. 

Aparentemente todas estas variações surgiram ao mesmo tempo em 2010, tendo as diferenças de papel de base explicadas possivelmente por fornecedores diferentes e as de impressão, por utilizações com objetivos específicos, por exemplo, o modelo com QR code foi utilizado somente em cartas circuladas dentro do país.

Novos modelos com a rainha no canto e o fundo claro

Em 2015 surge um novo papel de base, o qual se caracteriza pela cor clara de fundo e a efígie da rainha em tamanho menor e no canto, de forma que não ficasse totalmente sobreposta pela impressão da franquia. Neste novo modelo aparecem novamente os dois tipos de impressão - com a letra grande e o QR code.

Porte pago por contrato


Aspecto de um porte pago por contrato (e como ele pode ser confundido com um inteiro postal em um primeiro momento)

Em 2015 surge uma novidade sensacional lançada pelo correio britânico: a possibilidade de impressão de marcas de porte pago por contrato em formatos que imitam selos impressos diretamente nos envelopes, sendo extremamente semelhantes aos inteiros postais. 

A ideia ganhou força pela possibilidade de as empresas (principalmente aquelas que enviam correspondências em massa com o viés de propaganda) terem uma melhor efetividade em suas campanhas de marketing.

Modelo normal de impressão de porte pago por contrato

Esta talvez seja uma das melhores notícias para os colecionadores no que diz respeito à conciliação da necessidade de se ter uma operação de logística de correios mais automatizada com o eterno desejo dos colecionadores de ver cartas bem estampadas!

Rainha Elizabeth II no modelo machin de 2015

Machin de 2021 para o serviço de primeira classe de envelopes grandes

As impressões continuaram a ser feitas pela mesma máquina Indicia das impressões normais. Em um primeiro momento, estas impressões foram testadas nos mesmos moldes dos regulares, mas não demorou quase nada para que fossem estendidas aos comemorativos de algumas séries, principalmente os de ocasiões como o natal.

Alice no País das Maravilhas de 2015

Natal de 2018


Natal de 2020

Algumas pesquisas de marketing indicam um aumento no sucesso nas taxas assertividade das campanhas publicitárias feitas com essas impressões, o que levou as empresas a formatarem também impressões personalizadas com as suas marcas.

Modelo com impressão publicitária

Para nós colecionadores, resta torcer para que estas campanhas continuem tendo sucesso e que a "moda pegue" em outros países como aqui no Brasil!



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