Os selos triangulares do Cabo da Boa Esperança
Post número 275
Publicado em 11/02/2021
Foto de capa: carta circulada em 1855 de Port Beaufort para Grahams Town com um par do selo de 4 pence azul.
Entre 1853 e 1864 o Cabo da Boa Esperança emitiu selos com design bastante incomum: todos eles eram triangulares.
Eles seguiam um padrão bastante incomum se comparados à maioria dos selos das colônias britânicas da época, pois não traziam a efígie da Rainha Victoria, mas a alegoria da esperança, que deu nome ao local.
Por falar em local, pode-se especular que os selos, assim como muitos dos carimbos usados na época, tenham sido inspirados na geografia da região.
Ao longo de cerca de dez anos, foram produzidos 12 selos em 4 séries com características distintas que veremos a seguir.
1853
Gravados por Perkins Bacon & Co. em papel azulado
- 1 penny
- 4 pence
1855/1858
Gravados por Perkins Bacon & Co. em papel branco
- 1 penny
- 4 pence
- 6 pence
- 1 shilling
1861
Tipografados por Saul Salomon & Co.
Devido à falta dos valores mais usados no dia a dia (1 penny e 4 pence), foi encomendada uma produção em um impressor local. Neste caso, os selos foram impressos em tipografia, em qualidade muito menor do que os selos gravados.
- 1 penny
- 4 pence
As cores invertidas: 1 penny azul e 4 pence vermelho
Cada folha era composta por 64 selos e devido a um erro, um clichê de 1 penny foi incluso na chapa do 4 pence e vice-versa, gerando selos com cores invertidas com relação à situação normal.
Por serem raras e curiosas, essas duas variedades são algumas das mais famosas e procuradas de todos os tempos pelos colecionadores.
1863/1864
Gravados por De La Rue & Co.
- 1 penny
- 4 pence
- 6 pence
- 1 shilling
Em 1863 os selos voltaram a ser produzidos em padrão semelhante ao anterior, se diferenciando basicamente por terem um fundo um pouco mais granular que as primeiras séries.
A partir de 1864 alterou-se o design dos selos, passando a utilizar o formato retangular padrão dos selos da época. No entanto, manteve-se tanto a alegoria da esperança como também o triângulo nestas emissões como símbolos da colônia.
Assuntos relacionados:
Saiba mais:
Apoio cultural:
Linha do tempo das postagens:◀ Post anterior: Minha coleção: Nicarágua (parte 1)▶ Próximo post: Minha coleção: Cuba (parte 3)
Linha do tempo das postagens:
◀ Post anterior: Minha coleção: Nicarágua (parte 1)
▶ Próximo post: Minha coleção: Cuba (parte 3)
Comentários
Postar um comentário