Reino Unido, Grã Bretanha e Inglaterra é tudo a mesma coisa?

 Post número 260
Publicado em 09/12/2020

Foto de capa: emissão britânica de 2008 que comemora o cinquentenário dos selos regionais.

A Inglaterra foi o primeiro país a emitir selos em 1840, certo? Errado! Na verdade esse país foi um dos últimos a começar a ter selos próprios.

É muito comum que os colecionadores ou as pessoas em geral confundam o que é Reino Unido, Grã-Bretanha ou Inglaterra, por isso esse artigo vai explicar cada um destes termos.


Reino Unido

A unificação do Reino Unido remonta ao ano de 1603, quando os países Inglaterra, Escócia e Irlanda passaram a ser governados pelo rei James VI. Antes mesmo dessa união pessoal, Inglaterra e Gales já tinham se unificado em 1535.

Apesar de anteriormente terem sido governados por um rei em comum, cada país havia mantido a sua independência. Foi somente em 1707 que seria formado o Reino Unido da Grã-Bretanha, com a unificação da Inglaterra e Escócia. 

Em 1800 a Irlanda foi incorporada, formando o Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda, que em 1922 foi separado devido à independência da República da Irlanda, fazendo com que o estado soberano passasse a se chamar Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte.

Filatelicamente falando, o Reino Unido é a entidade que produz selos desde 1840 como conhecemos normalmente. 


Grã-Bretanha

A Grã-Bretanha é uma denominação mais geográfica do que política, pois diz respeito à ilha que abriga a Inglaterra, País de Gales e a Escócia. Apesar de não ser 100% correto, é muito comum que esse termo seja usado como sinônimo de Reino Unido, até mesmo o gentílico usado comumente é o de britânico.

Filatelicamente falando, o termo Grã-Bretanha curiosamente aparece nas franquias mecânicas, pois diferentemente dos selos, esse país normalmente não traz a imagem do soberano nelas, precisando colocar assim a escrita do nome do país, mas utilizando Grã-Bretanha ao invés de Reino Unido.


Inglaterra

Como vimos acima, a Inglaterra é um dos países que juntamente com Escócia, Gales e Irlanda do Norte compõem o Reino Unido. Filatelicamente falando, a Inglaterra nunca teve selos próprios, algo que mudou em 2001, quando este país passou a ter selos próprios nas emissões regionais assim como já ocorria com os demais países do Reino Unido desde os anos 1950.


Você já sabia destas diferenças de nomenclatura? Se não, ficou claro dessa vez?


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os estados da Confederação Germânica

Os selos ceres de Portugal de 1912 a 1930

A história dos selos de natal (parte 1)