Conhecendo o mapa da filatelia: os Emirados Árabes Unidos

Post número 185
Publicado em 26/02/2020


Este artigo irá tratar dos selos dos emirados árabes principalmente no período pré unificação. São eles: Abu Dhabi, Dubai, Ajman, Sharjah, Fujeira, Umm al Qiwain e Ras al Khaima.

História recente do país

A história recente dos emirados tem início já no século XIX, quando foi estabelecido o vínculo entre a Costa dos Piratas, mais tarde renomeada para a Costa da Trégua.

Com o fim do Império Otomano, os britânicos estabeleceram o seu protetorado sobre a região do Golfo Pérsico. A região passou por instabilidades econômicas durante este período, experimentando períodos de prosperidade e declínio. Isso foi observado na indústria de pérolas e a de petróleo.


Com a descoberta do petróleo no início da década de 1960, os emirados passaram por um período de grande desenvolvimento, principalmente em Abu Dhabi, o maior e mais rico deles.

Em 1968 o Reino Unido decidiu pelo fim da continuidade do regime de proteção sobre os emirados, fato que se desenvolvia como resposta às iniciativas de aproximação e integração entre os emirados.

Resultado de imagem para stamps dubai

Em 1971 a relação foi finalmente terminada e os emirados declararam suas independências juntamente com o processo de unificação. A unificação começou em 1972 com a união entre Abu Dhabi e Dubai juntamente com os demais emirados que rapidamente optaram pela unificação.


A única exceção foi Ras al Khaima, o qual somente se juntou à federação em 1973. Catar e Bahrein também tinham a intenção de unificação inicialmente, mas não concordaram com os termos da unificação e decidiram seguir independentes.

História filatélica 

Antes das emissões próprias, somente Abu Dhabi e Dubai tinham acesso ao serviço postal, mas ambos usaram selos estrangeiros nesse período.


Em 1909 foi inaugurada a agência de Dubai, a qual utilizou os selos indianos até 1947, de 1947 até 1948 foram utilizados os selos provisórios do Paquistão, de 1948 até 1960 foram usados os selos de Mascate.


Em 1961 foram emitidos os selos dos Estados da Trégua, os quais foram usados somente em Dubai até 1963. As duas agências de Abu Dhabi foram inauguradas em 1960 e usaram somente selos de Mascate antes de suas próprias emissões. Todos os emirados começaram a emitir os seus selos próprios entre 1963 e 1964.

As emissões dos emirados permaneceram relativamente normais até o fim dos anos 1960, quando começaram a ser firmados acordos entre agentes comerciais e as administrações postais dos emirados, o que permitiu o aparecimento de uma enorme quantidade de emissões ainda mais abusivas.

Resultado de imagem para stamps sharjah

Vale lembrar que desde o início os emirados tinham um comportamento abusivo, mas com os contratos a quantidade de selos e de variações propositais foi amplamente aumentada. É importante ressaltar também que o emirado de Abu Dhabi foi o único que sempre manteve um comportamento moderado, emitindo os selos sem apelos comerciais.


Uma curiosidade interessante é que dois territórios passaram a ter selos próprios também a partir de 1965 e 1966. São eles: Khor Fakkan e Manama, dependências de Sharjah e Ajman respectivamente. Em ambos os casos as emissões eram abusivas, pois não havia a real necessidade postal para elas.

Em 1972 veio a unificação dos emirados e o novo país precisava de novos selos. Para isso, foram sobrestampados selos de Abu Dhabi para uso provisório somente em Abu Dhabi e Dubai.


Os demais emirados continuaram a ter uma certa autonomia postal por mais um ano. Após a unificação os Emirados Árabes Unidos passaram a ser um país sério na filatelia.

Caraterísticas importantes

Em alguns casos os selos eram produzidos em tamanho pequeno e em séries de grande número de exemplares. Isso ocorreu principalmente em Ajman e Umm al Qiwain em seus últimos anos de existência.

As primeiras séries de alguns emirados eram relativamente semelhantes entre si.


A maioria das séries dos emirados era composta de vários selos e um (ou mais) blocos.
Resultado de imagem para stamps emirates ajman

Outras peças

Com toda essa diversidade, é possível colecionar nos emirados árabes outros tipos de peças como os inteiros postais, autômatos e franquias mecânicas, cadernetas, folhetos de luxo e séries sem denteação.


Apoio cultural:


Linha do tempo das postagens:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os estados da Confederação Germânica

Os selos ceres de Portugal de 1912 a 1930

A história dos selos de natal (parte 1)