As sobrestampas “groszy” da Polônia

Post número 156
Publicado em 14/10/2019

Image

Em 1950 ocorreu a mudança do padrão monetário polonês para conter a inflação da época. A moeda Złoty estava tão desvalorizada que o padrão divisionário groszy (equivalente ao nosso centavo) nem aparecia mais nos selos.

Com isso, foram cortados dois zeros, então todos os valores em Złoty passariam a ser denominados em groszy. No entanto, os correios de lá não se prepararam bem para isso. A mudança foi feita em 28 de outubro, sendo que as emissões com o novo padrão só apareram no mês seguinte.



Isso sem contar que os regulares (selos que são usados em volume maior para realmente atender às necessidades postais) foram emitidos somente em dezembro com os novos valores.

Para satisfazer provisoriamente esta falta de selos, os correios ordenaram que todos as emissões em circulação fossem sobrestampadas com a palavra “groszy”. Essa medida incluiu não apenas os regulares, mas também os comemorativos, selos para serviços especiais diversos e até mesmo blocos e inteiros postais.



Há uma grande variedade de tipos destas sobrestampas, pois elas foram produzidas em diversos locais diferentes. Com isso, podemos observar diferenças com relação às fontes usadas e com a disposição de maiúsculas e minúsculas.

Foram organizados locais para efetuar as sobrestampas em cada distrito postal, resultando em 34 variações oficiais. Para aumentar ainda mais esse número, foram produzidos mais 12 outros tipos não oficiais, pois em alguns casos houve falhas de envio ou reposição dos carimbos.

Nestes casos locais surgiram também alguns tipos com a inscrição reduzida para “Gr”. Além disso, estes números podem ser maiores devido às subvariações de cada tipo, causadas pelas diversas cores das tintas e posições de aplicação dos carimbos, pois eles eram feitos de forma manual um a um.



As sobrestampas foram produzidas de duas formas. Inicialmente somente as sedes dos distritos postais eram responsáveis por este processo, em um segundo momento, surgiram sobrestampas em outras cidades espalhadas para suprir toda a necessidade destes selos.

Ao todo foram produzidas 48 tipos de sobrestampas em 26 cidades:
Varsóvia
Gdansk
Katowice
Lublin
Lodz
Olsztyn
Posnan
Szczecin
Weoclaw
Wielka Wies
Bielsko
Gracze
Niemodlin
Ozimek
Brzeziny
Rzeszow
Bielsk Podlaski
Ciborz
Gubin
Pila
Trzebicz
Zbaszyn
Skolimow
Brzeg Dolny
Tomaszow Mazowiecki
Loniow



No dia 4 de janeiro de 1951 o uso dos selos anteriores sem a sobrestampa “groszy” foi autorizado novamente, desde que eles valessem um centésimo de seu valor facial. Em 30 de maio de 1952 a validade dos selos sobrestampados foi terminada, fazendo com que todos fossem recolhidos das agências, pondo fim ao uso destes curiosos selos.


Assuntos relacionados:

Saiba mais:

Apoio cultural:


Linha do tempo das postagens:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os estados da Confederação Germânica

Os selos ceres de Portugal de 1912 a 1930

A história dos selos de natal (parte 1)