Linha do tempo: década de 1850

Post número 179
Publicado em 25/01/2020



Dando continuidade aos posts sobre a linha do tempo da filatelia, nós iremos ver a década de 1850. Como você pode notar, a segunda década foi muito mais "agitada" que a primeira, trazendo um volume muito maior de novidades.

1850



Em 1850 apareceram os primeiros selos da Espanha, Suíça, Guiana Britânica, Áustria, Lombardo Veneto, os estados australianos de Nova Gales do Sul e Victoria, e os estados alemães da Saxônia, Schleswig-Holstein e Prússia.

1851


Em 1851 foram emitidos os primeiros selos da Dinamarca, Trinidad, Havaí, dos estados italianos de Sardenha e Toscana, dos estados alemães de Baden e Württemberg, das províncias canadenses do Novo Brunswick, Nova Escócia e do próprio Canadá. Em 1851 surgiu também o primeiro selo para uso exclusivo de envio de jornais, ele foi emitido pela Áustria.

1852


Em 1852 as novidades foram os selos dos Países Baixos, Barbados, Luxemburgo, Distrito de Scinde (na Índia), dos estados italianos de Modena, Parma e Estados Romanos, bem como os estados alemães de Oldenburg e Thurn e Taxis.

1853

Em 1853 surgiram os primeiros selos do Chile, Portugal, Cabo da Boa Esperança, e dos estados australianos de Nova Gales do Sul e Tasmania (trazendo o nome Van Diemen's Land).

1854

Em 1854 surgiram os primeiros selos das Filipinas, Índia e Austrália Ocidental. Além disso, foi o ano de emissão do primeiro selo denteado, produzido pelo Reino Unido. Este ano marcou também a emissão dos primeiros selos especiais para serviço oficial (Espanha) e correspondência registrada (Victoria).

1855

Em 1855 foram emitidos os primeiros selos da Noruega, Austrália do Sul, Suécia, Antilhas Dinamarquesas e selos para as colônias espanholas em geral.

1856

Em 1856 são emitidos os primeiros selos de Santa Helena, Finlândia, Mecklenburg-Schwerin, Porto Rico, México, Uruguai (selos não oficiais para correio de diligências) e a província argentina de Corrientes.

1857

Em 1857 apareceram os primeiros selos do Ceilão, Natal, Rússia, Terra Nova e os do Peru, estes últimos tendo sido emitidos pela Companhia de Navegação à Vapor do Pacífico.

1858


Em 1858 foram emitidos os primeiros selos de Nápoles, Moldávia, das províncias argentinas de Córdoba e Buenos Aires, bem como os da Confederação Argentina. Além disso, foram emitidos os primeiros selos oficiais do Peru e os da Tasmania com o seu nome definitivo.

1859


Em 1859 apareceram os primeiros selos da Venezuela, Libéria, estados alemães de Lubeck e Hamburg, estados italianos da Sicília e Romanha, Ilhas Jônicas, Bahamas, Colômbia (sob o nome de Confederação Granadina), Serra Leoa e as primeiras emissões oficiais do Uruguai. Neste ano a novidade foi também o primeiro selo de multa postal, emitido pela França.


Apoio cultural:


Linha do tempo das postagens:

◀ Post anterior: Minha coleção: Albânia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os estados da Confederação Germânica

Os selos ceres de Portugal de 1912 a 1930

A história dos selos de natal (parte 1)