Conhecendo o mapa da filatelia: Croácia
Post número 64
Publicado em 27/03/2018
História recente do país
Durante o século XIX a região que hoje compreende a Croácia fazia parte do Império Austro-Húngaro, este cenário mudou em 1918. Com o fim da Primeira Guerra Mundial, as regiões da Croácia, Bósnia e Eslovênia se separaram do império sob o nome de Estado dos Eslovenos, Croatas e Sérvios.

Cerca de um mês depois o novo estado se juntava aos reinos de Montenegro e da Sérvia para formar o Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos, que onze anos depois mudaria de nome para Iugoslávia. Durante a Segunda Guerra Mundial a Croácia foi ocupada pelo Eixo e se transformou em um estado fantoche independente.

Com o fim da guerra, a Iugoslávia foi reunificada, mantendo o regime que durou até 1991. Com a morte do Marechal Tito e a decadência do bloco socialista, a Iugoslávia entrou em um processo de fragmentação dos países que a formavam.
História filatélica


Com a independência em 1991, a Croácia voltou a emitir os seus selos próprios desde então.

Palavras-chave
- Hrvatska SHS (Država Slovenaca, Hrvata i Srba): significa Croácia – Estado dos Eslovenos, Croatas e Sérvios, em sobrestampa sobre selos da Hungria.
- Nezavisna Država Hrvatska: significa Estado Independente da Croácia, emissões da ocupação durante a Segunda Guerra Mundial.
- Porto: são selos para multa postal.
- Službena Poštanska Marka: são selos para serviço oficial.

Características importantes

Outras peças
- Além dos selos, a Croácia já emitiu também os inteiros postais e as franquias mecânicas.Assuntos relacionados:
Saiba mais:
Apoio cultural:
Linha do tempo das postagens:
◀ Post anterior: Minha coleção: Alemanha (parte 1)▶ Próximo post: Minha coleção: Brasil - parte 1 (1843 a 1906)

Comentários
Postar um comentário